São Paulo, domingo, 8 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CE combate a prática no mar

do enviado especial

A praia de Icapuí, no litoral leste do Ceará, é responsável pelo combate mais eficiente à pesca da lagosta com compressor. Ali, os próprios pescadores se encarregaram de combater os colegas que pescam com esse equipamento.
O momento mais crítico do combate ao compressor em Icapuí ocorreu em 89 e ficou conhecido por "guerra da lagosta". Armados, os pescadores combateram no mar os colegas que, usando compressor, levavam lagostas que estavam em covos -a forma convencional da pesca da lagosta.
Em Icapuí, há o registro de duas outras mortes causadas por mergulhos e três paralíticos. Um dos focos da pesca de compressor está localizado em Tremembé, uma praia daquele município.
Os pescadores de Icapuí contam com o apoio do Instituto Terramar, uma organização não-governamental que combate a pesca de lagosta por compressor. A praia tem ainda uma espécie de tribunal para julgar e punir os pescadores que ainda usam o compressor.
Na última sexta-feira, pescadores de Icapuí estiveram em Fortaleza para participar do lançamento da Caravana em Defesa da Lagosta -campanha cujo objetivo é acabar com a pesca predatória e com os acidentes provocados pela pesca com compressor.
O ato serviu ainda para defender o período de proibição da pesca da lagosta -de janeiro a abril, época da desova. Apoiaram o ato prefeituras de municípios em que há a pesca, entre eles Icapuí. (EN)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.