São Paulo, domingo, 8 de fevereiro de 1998

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Acampados vão exportar industrializados

da enviada a Teodoro Sampaio (SP)

Em três ou quatro meses, os ex-sem-terra de Teodoro Sampaio vão deixar de ser só agricultores e vão passar a vender -inclusive para o exterior- produtos industrializados.
Inicialmente, vão vender polpa congelada de frutas (abacaxi e maracujá), mas existem planos para expandir a fábrica, cuja construção está na sua fase final, para que seja produzido também suco de frutas.
A marca do produto já está decidida -Sabor do Campo- e na embalagem vai constar o símbolo do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
"Queremos que o consumidor saiba que está comprando um produto do nosso movimento", explica Cláudio Cano, da Cocamp (Cooperativa de Comercialização e Prestação de Serviços dos Assentados de Reforma Agrária do Pontal Ltda.).

Investimento
A cooperativa dos acampados tem hoje cerca de 20 funcionários, alguns inclusive não vinculados ao movimento, contratados para funções técnicas.
Estão sendo investidos R$ 410 mil na fábrica, financiados por um programa do Incra. Outros R$ 3,7 milhões estão à disposição da Cocamp para a instalação de um laticínio, quatro silos e quatro armazéns para a produção das famílias assentadas na região do Pontal do Paranapanema nos últimos anos.
A cooperativa já acertou um esquema de distribuição da polpa de fruta, estuda uma proposta de exportação e negocia a compra de abacaxi e de maracujá plantados por um grupo de assentados na região de Andradina (também no Estado de São Paulo) para abastecer a fábrica enquanto a produção de Teodoro Sampaio não for suficiente.
A fábrica terá capacidade para processar seis toneladas de frutas por hora.
Cano conta que foi um empresário que procurou a cooperativa com uma proposta, em estudo, para ampliar a fábrica de tal forma que seja possível produzir também suco, um exemplo da recente tendência de convergência do MST com o capitalismo.
Todos os negócios agroindustriais foram projetados para dar lucros. (CGF)



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