São Paulo, sexta-feira, 08 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF tenta explicar de novo o envio de fax da Lunus ao Palácio da Alvorada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pelo segundo dia consecutivo, a Polícia Federal deu explicações sobre o envio de cópia do mandado de busca e apreensão de documentos da empresa Lunus para o governo federal em Brasília.
Ontem, a PF informou que foram enviados dois fax na última sexta-feira, dia em que foi realizada a operação, com um intervalo de quatro horas -o primeiro para a sede da PF, por volta das 18h30, e o segundo, às 21h49, para o Palácio da Alvorada.
A Lunus pertence à governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), e ao seu marido, Jorge Murad. Pefelistas acusam o governo de interferir diretamente na operação. O fax enviado à Alvorada é citado como indicação de que Fernando Henrique Cardoso havia sido informado do caso.
Segundo a PF, o primeiro fax, enviado a número da Dcoie (Divisão de Repressão ao Crime Organizado e de Inquéritos Especiais), continha uma cópia do mandado.
O documento teria sido entregue ao chefe da Coordenação Geral Central Policial, Itanor Neves Carneiro, que responde pela PF na ausência do diretor, Agílio Monteiro.
Acionado pelo PFL naquela noite, FHC entrou em contato com o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, que contatou Agílio. Segundo a PF, Itanor não estava mais na sede e teria solicitado que o delegado Paulo Tarso Teixeira, que chefiava a operação em São Luís, enviasse outra cópia diretamente ao Palácio da Alvorada.
A PF voltou a negar que a expressão "a operação foi bem-sucedida" tivesse sido utilizada na transmissão a FHC. Ao saber da divulgação da frase na imprensa, o delegado Paulo Tarso Teixeira ironizou a situação, dizendo não ter essa intimidade com FHC.
O advogado da empresa Lunus confirmou que apenas o mandado foi enviado a Brasília.


Texto Anterior: Diretor da PF é filiado ao PSDB desde 2001
Próximo Texto: PMDB governista tenta hoje cancelar prévia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.