São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bahia dá 24 horas para sem-terra deixar fazenda

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O governador da Bahia, Paulo Souto (PFL), deu ontem um prazo de 24 horas para os sem-terra deixarem a fazenda da Veracel, invadida por 12 mil agricultores ligados ao MST.
Para pressionar psicologicamente os sem-terra, Souto determinou o envio de 200 policiais do Batalhão de Choque para Itabuna, que fica a 150 km da área invadida. Outros cem policiais que trabalham em cidades do extremo sul do Estado também foram deslocados.
Segundo Souto, o governo vai esperar apenas o resultado de uma reunião marcada para o final da manhã de hoje, entre representantes do Incra e do MST. "Se não houver um acordo na reunião, vamos agir." Paulo Souto disse, no entanto, que acredita em um acordo entre os sem-terra e o Incra.
Indiretamente, o governador responsabilizou o governo federal pelas últimas invasões no Estado. De acordo com ele, a Bahia tem 156 mil hectares considerados improdutivos, que dependem "exclusivamente de procedimentos burocráticos" do governo federal para que sejam desapropriados.
Walmir Assunção, líder do MST baiano, disse que os sem-terra não vão deixar pacificamente o local. "Não quero destruir o sonho de milhares de famílias. Vamos resistir, vamos para o confronto." (LF)

Texto Anterior: Ações preocupam, reafirma empresa
Próximo Texto: Imagem federal: Governo refaz propaganda oficial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.