São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004

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IMAGEM FEDERAL

Secom diz que houve "correções" em comercial com imagens enganosas

Governo refaz propaganda oficial

VIRGILIO ABRANCHES
DA REDAÇÃO

Repaginada, a propaganda do governo federal sobre o programa de agricultura familiar -que há duas semanas foi veiculada com imagens enganosas- voltou ao ar ontem. A nova peça agora apresenta imagens e depoimentos que tanto o governo quanto a agência de publicidade sustentam ser de beneficiários do programa.
Em nota, ontem, a Secom (Secretaria de Comunicação de Governo) disse que "o novo filme foi produzido com as correções solicitadas" pela secretaria, "com tomadas exclusivamente em locações beneficiadas" pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
No último dia 29, reportagem da Folha revelou que, enquanto anunciava os números do Pronaf, a propaganda veiculada inicialmente exibia uma propriedade de 1 milhão de metros quadrados, em Cotia (SP), que nunca recebeu financiamento do governo Lula.
O Pronaf tem como público alvo pequenos agricultores. O objetivo é facilitar a obtenção de crédito a juros baixos. A propriedade exibida no comercial anterior, porém, produz dez toneladas de verduras por dia. Ou seja, não é pequena e não se enquadra nos critérios do programa do governo.
Após a reportagem da Folha, a Secom determinou a retirada da peça publicitária do ar. O marqueteiro Duda Mendonça -responsável pela coordenação da campanha institucional- assumiu a responsabilidade pelo que considerou ter sido uma "falha". A campanha -criada para combater a imagem de paralisia que tomou conta do governo desde o caso Waldomiro Diniz- custou R$ 8 milhões.

Depoimentos
Com duração de um minuto, a nova propaganda tem basicamente o mesmo texto da anterior. Continua afirmando que foram gastos R$ 5,4 bilhões no Pronaf e que "isso nunca aconteceu no Brasil". A novidade são os depoimentos de pessoas que o governo afirma serem beneficiárias do programa e uma legenda identificando o local onde está a apresentadora (a mesma do comercial anterior).
Enquanto fala seu texto, a apresentadora -que também fez a campanha à Presidência de Lula em 2002- caminha por uma área que, segundo a legenda, fica em Ibiúna (cidade vizinha a Cotia).
Ao fundo, há pessoas trabalhando na roça. Na primeira propaganda, os supostos agricultores eram funcionários da propriedade. Cada um recebeu R$ 50 pela simulação. Agora o governo afirma que os trabalhadores que aparecem nas imagens são beneficiários reais do Pronaf.
Há também depoimentos. Três agricultores falam durante a peça. Um de Ibiúna, um de Lagoa Grande (PE) e outro de Francisco Beltrão (PR). Os três elogiam o Pronaf. Um deles, Elídio Ferreira Valente, de São Paulo, diz que o programa é um "empurrão" para o pequeno agricultor.
Procurada ontem pela Folha, a assessoria de imprensa da Duda Mendonça Propaganda informou que os custos da nova peça publicitária foram arcados pela agência. A Folha também tentou falar com os agricultores que aparecem no comercial, mas eles não foram localizados.


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