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IMAGEM FEDERAL
Secom diz que houve "correções" em comercial com imagens enganosas
Governo refaz propaganda oficial
VIRGILIO ABRANCHES
DA REDAÇÃO
Repaginada, a propaganda do
governo federal sobre o programa
de agricultura familiar -que há
duas semanas foi veiculada com
imagens enganosas- voltou ao
ar ontem. A nova peça agora
apresenta imagens e depoimentos
que tanto o governo quanto a
agência de publicidade sustentam
ser de beneficiários do programa.
Em nota, ontem, a Secom (Secretaria de Comunicação de Governo) disse que "o novo filme foi
produzido com as correções solicitadas" pela secretaria, "com tomadas exclusivamente em locações beneficiadas" pelo Pronaf
(Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
No último dia 29, reportagem
da Folha revelou que, enquanto
anunciava os números do Pronaf,
a propaganda veiculada inicialmente exibia uma propriedade de
1 milhão de metros quadrados,
em Cotia (SP), que nunca recebeu
financiamento do governo Lula.
O Pronaf tem como público alvo pequenos agricultores. O objetivo é facilitar a obtenção de crédito a juros baixos. A propriedade
exibida no comercial anterior, porém, produz dez toneladas de verduras por dia. Ou seja, não é pequena e não se enquadra nos critérios do programa do governo.
Após a reportagem da Folha, a
Secom determinou a retirada da
peça publicitária do ar. O marqueteiro Duda Mendonça -responsável pela coordenação da
campanha institucional- assumiu a responsabilidade pelo que
considerou ter sido uma "falha".
A campanha -criada para combater a imagem de paralisia que
tomou conta do governo desde o
caso Waldomiro Diniz- custou
R$ 8 milhões.
Depoimentos
Com duração de um minuto, a
nova propaganda tem basicamente o mesmo texto da anterior.
Continua afirmando que foram
gastos R$ 5,4 bilhões no Pronaf e
que "isso nunca aconteceu no
Brasil". A novidade são os depoimentos de pessoas que o governo
afirma serem beneficiárias do
programa e uma legenda identificando o local onde está a apresentadora (a mesma do comercial
anterior).
Enquanto fala seu texto, a apresentadora -que também fez a
campanha à Presidência de Lula
em 2002- caminha por uma área
que, segundo a legenda, fica em
Ibiúna (cidade vizinha a Cotia).
Ao fundo, há pessoas trabalhando na roça. Na primeira propaganda, os supostos agricultores
eram funcionários da propriedade. Cada um recebeu R$ 50 pela
simulação. Agora o governo afirma que os trabalhadores que aparecem nas imagens são beneficiários reais do Pronaf.
Há também depoimentos. Três
agricultores falam durante a peça.
Um de Ibiúna, um de Lagoa
Grande (PE) e outro de Francisco
Beltrão (PR). Os três elogiam o
Pronaf. Um deles, Elídio Ferreira
Valente, de São Paulo, diz que o
programa é um "empurrão" para
o pequeno agricultor.
Procurada ontem pela Folha, a
assessoria de imprensa da Duda
Mendonça Propaganda informou
que os custos da nova peça publicitária foram arcados pela agência. A Folha também tentou falar
com os agricultores que aparecem
no comercial, mas eles não foram
localizados.
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