São Paulo, terça-feira, 08 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jader e Padilha obtêm vitória no PMDB gaúcho

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, e o presidente do Senado, Jader Barbalho, conseguiram importante vitória ontem, com a eleição do seu candidato à presidência do diretório gaúcho do PMDB, o deputado federal Cezar Schirmer.
Até o fechamento desta edição, com 93,5% dos votos apurados, Schirmer tinha 26.162 votos (53,7%) contra 21.453 (44%) de seu oponente, o deputado estadual Paulo Odone, aliado do ex-governador Antônio Britto.
A disputa teve fortes contornos nacionais. Britto disse que as práticas políticas do grupo representado por Schirmer representam a ""jaderização" do PMDB, em uma referência ao uso indevido de recursos. Com a eleição de Shirmer, pode começar a se definir a candidatura do PMDB para o governo do Estado e até à Presidência.
Schirmer disse à Agência Folha que se empenhará para que o senador Pedro Simon, seu aliado, deixe de lado a candidatura presidencial e assuma a candidatura ao governo do Estado. A Agência Folha apurou ser essa também a intenção de Padilha. O ministro não assume isso publicamente.
Caso Odone vencesse, seria praticamente certo que Britto se candidataria no Estado. Schirmer chegou a dizer que Britto seria seu candidato. O ex-governador desautorizou-o a falar no assunto. A atual crise é considerada a maior já sofrida pelo PMDB gaúcho.


Texto Anterior: Estatal promove Itamar, diz oposição
Próximo Texto: Caso TRT: Força-tarefa rastreia outra conta de Nicolau
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.