São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Governo já teve que se desculpar por bloqueio de pensão

DA REPORTAGEM LOCAL

Essa não foi a primeira vez que o governo Lula foi alvo de protesto dos aposentados. No ano passado, o então ministro da Previdência, Ricardo Berzoini (hoje titular do Ministério do Trabalho), bloqueou o pagamento dos aposentados com mais de 90 anos para forçá-los a se recadastrar. A intenção era encontrar fraudes.
Com a saúde debilitada, muitos dos idosos que foram às agências do INSS passaram por situações constrangedoras nas filas.
Berzoini chegou a ser chamado de "ministro Dóris", em referência a uma personagem de novela que maltratava os avós. Ele pediu desculpas e tornou voluntário o recadastramento.
O governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) também teve problemas com os aposentados. Em 1998, o então presidente chamou de "vagabundos em um país de pobres e miseráveis" os que se aposentam com menos de 50 anos.
O episódio gerou protestos. Fernando Henrique foi à TV dias depois dizer que a palavra "vagabundos" havia sido "mal entendida" e que ele tinha um "imenso respeito pelos aposentados".


Texto Anterior: Política salarial: Ministro reprova proposta de Lula e vê danos a aposentados
Próximo Texto: Querem matar os velhos, diz sindicato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.