São Paulo, segunda, 8 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente pede punição exemplar

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso cobrou ontem "punição exemplar" para os quatro jovens acusados de ter matado o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos e para os responsáveis pelo massacre de sem-terra em Corumbiara (RO) -contrariando o costume de não comentar assuntos sob análise do Judiciário.
"Não terei sossego -e, como eu, a maioria dos brasileiros- enquanto os responsáveis por esses crimes não receberem punição ", disse FHC, no discurso em comemoração do Sete de Setembro.
No último dia 21, FHC deixou decepcionados os familiares do pataxó ao afirmar, em audiência no Planalto, que não poderia interferir nas decisões da Justiça.
Em agosto, a juíza Sandra de Santis de Mello, presidente do Tribunal do Júri do Distrito Federal, considerou que os jovens que queimaram o pataxó deveriam ser julgados por agressão seguida de morte, e não homicídio doloso.
O massacre de Corumbiara completou dois anos, e o processo está parado. Dez sem-terra e dois policiais militares morreram.
A juíza Sandra Mello, que desclassificou como homicídio doloso a morte de Galdino Jesus dos Santos, disse ontem que, "como todos os brasileiros", acha que os culpados "devem ser punidos corretamente".
Ela se referiu à declaração de FHC pedindo punição. Ela disse que não podia dizer se FHC estava ou não criticando sua sentença porque não havia ouvido a frase.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.