São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

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Eleição à prefeitura paulista não deve ter duelo de "marqueteiros famosos'

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois dos principais marqueteiros do Brasil -Luiz Gonzalez e Duda Mendonça- deverão, por razões distintas, ficar fora da mais importante eleição deste ano, a disputa pela Prefeitura de São Paulo. As ausências, se confirmadas, atrairão holofotes para nomes pouco conhecidos do eleitor.
Em 2004, Gonzalez, à frente do marketing do hoje governador José Serra (PSDB), e Duda, com a então prefeita, Marta Suplicy (PT), travaram um duelo à parte no segundo turno da eleição na capital paulista. O primeiro levou a melhor.
Segundo os coordenadores informais das campanhas dos pré-candidatos com mais chances até agora, ambos não têm demonstrado interesse na disputa paulistana.
Gonzalez, que tem a conta de publicidade da Prefeitura de São Paulo, mas é historicamente ligado ao tucano Geraldo Alckmin, já teria informado o PSDB e o DEM, do prefeito Gilberto Kassab, que não comandará nenhuma campanha caso os dois sejam candidatos, quadro mais provável atualmente.
Além disso, ele tenta receber do PSDB dívidas relativas à campanha presidencial de 2006, o que torna ainda mais remota a possibilidade de o marqueteiro e o ex-governador trabalharem juntos.
Duda, um dos pivôs do escândalo do mensalão em 2005 (transferência de recursos a parlamentares), quer se manter afastado dos holofotes enquanto se defende na Justiça.
Com isso, os quatro principais pré-candidatos -Marta, Alckmin, Kassab e Paulo Maluf (PP)- ainda não definiram quem comandará o marketing de suas prováveis campanhas.
A petista, segundo a Folha apurou, está próxima de um acerto com João Santana, uma das principais peças da vitória do presidente Lula no ano passado, justamente contra Geraldo Alckmin e Gonzalez. Se isso acontecer, ele deverá ser a única "estrela" da campanha.
O PT paulistano nega o acerto, mas não descarta a possibilidade de ter Santana. "É muito cedo. Não sabemos nem se a Marta será candidata. O mais importante no quesito marketing é que neste ano o conteúdo deverá se sobrepor à forma. Nesse sentido, acho que teremos uma renovação", afirmou José Américo Dias, presidente do partido na capital paulista.
Outro nome cotado entre os petistas é o de Augusto Fonseca, que já trabalhou com Marta e com Duda Mendonça. Agnello Pacheco corre por fora.

DEM-PSDB
Gonzalez esteve com Alckmin nas últimas seis campanhas que o tucano disputou. Ambos só foram derrotados duas vezes, em 2000 e 2006.
Com a possibilidade de reeditar a parceria cada vez mais distante, o ex-governador estuda contratar Rui Rodrigues, da MPM Propaganda, ou Oswaldo Martins, historicamente identificado com o governador Mario Covas (1930-2001) e que mantém um relação cordial com Gonzalez.
Uma das possibilidades aventadas pelo entorno de Alckmin era Paulo de Tarso Santos, mas o publicitário foi um dos vencedores da licitação que lhe deu o direito de continuar atendendo o governo federal petista.
Kassab está em negociação com José Maria Braga, responsável pela recente campanha de Guilherme Afif Domingos ao Senado, e outro que também já trabalhou com a empresa GW, de Gonzalez.

Maluf
O deputado federal e ex-governador Paulo Maluf, que teve Duda Mendonça como marqueteiro em 1992, quando venceu a prefeitura, chegou a procurar o publicitário, mas já descarta a possibilidade de contar com ele neste ano.
"O certo é que teremos um marqueteiro de ponta", disse Jesse Ribeiro, um dos coordenadores da pré-campanha. O nome mais cotado até agora é Marcelo Teixeira, que trabalhou com Maluf em 2004.


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