São Paulo, domingo, 09 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barros e Ferraz devem depor amanhã

do enviado especial a Miami

Amanhã, os empresários brasileiros Oscar de Barros e José Maria Teixeira Ferraz deverão aparecer em corte pela segunda vez desde que foram presos no último dia 26 pelo FBI (Federal Bureau of Investigation, a polícia federal dos EUA).
Barros e Ferraz são acusados de ajudar na lavagem, nos EUA, de cerca de US$ 500 mil para serem utilizados na comercialização de cocaína.
De acordo com a lei norte-americana, será o momento em que seus advogados deverão anunciar se permanecem no caso ou o abandonam.
Será também uma boa oportunidade para que os dois empresários brasileiros ofereçam, cada um deles, a fiança de US$ 100 mil estipulada no último dia 4 de abril para que respondam ao processo em liberdade.
Barros é diretor da Overland Advisory Services, uma empresa de consultoria sediada em Miami, e presta serviços para políticos brasileiros há 20 anos.
Entre seus clientes conhecidos está o pastor Caio Fábio D'Araújo Filho, apontado como suposto intermediário da tentativa de venda do dossiê Caribe para políticos da oposição semanas antes das eleições de 1998.
Juntamente com Barros e com Ferraz, um ex-doleiro brasileiro chamado Jamil Degan também responde ao processo em Miami por lavagem de dinheiro.
Degan, como Barros, esteve envolvido no episódio do dossiê. Foi ele quem apresentou os documentos ao pastor Caio Fábio, presidente da ONG evangélica Vinde, que tinha uma de suas bases em Miami.

Ligação
Tecnicamente, as investigações em Miami não teriam relação concreta com o "Grand Jury" que investiga Barros em Nova York.
No entanto, a Folha apurou que as promotorias responsáveis pelos dois casos têm mantido um canal de comunicação quase que diário.
Indiretamente, o processo de lavagem de dinheiro em Miami acabou colocando na prisão as pessoas que estão no centro da investigação do dossiê Caribe, tema principal do "Grand Jury" em Nova York.


Texto Anterior: Empresário sofre outra investigação
Próximo Texto: Minas: Itamar adia feriado da Inconfidência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.