São Paulo, terça-feira, 09 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-prefeito cai, sobe e segue no 3º lugar

DA REDAÇÃO

A mais recente pesquisa Datafolha, feita em 25 de abril, indicou uma recuperação de Paulo Maluf (PPB) nas intenções de voto, mas o ex-prefeito permaneceu em seu mais baixo patamar em eleições para a Prefeitura de São Paulo.
Segundo o levantamento, Maluf passou de 10%, em 24 de março, para 15% no mês seguinte -considerando o atual principal cenário da sucessão paulistana.
Como a margem de erro dos dois levantamentos é de três pontos percentuais para mais ou para menos, ele estaria na faixa que vai de 12% a 18% -tecnicamente empatado com Romeu Tuma (PFL), que tinha 10% em abril.
Marta Suplicy (PT) e Luiza Erundina (PSB) lideram a pesquisa, tecnicamente empatadas. Marta tinha 27% das intenções de voto em abril e Erundina, 24%.

Altos e baixos
No início deste ano, o ex-prefeito superava os 20% nas intenções de voto. A queda no índice ocorreu logo após o envolvimento do nome de Maluf em supostos casos de corrupção na Prefeitura de São Paulo em sua gestão e na de seu sucessor, Celso Pitta (PTN).
A recuperação de Maluf no mês passado se deu, segundo a pesquisa Datafolha, no eleitorado mais pobre e menos escolarizado.
Entre os que estudaram até o primeiro grau, ganhou seis pontos e passou a 18%. Ele subiu cinco pontos e atingiu 15% entre as pessoas com renda familiar mensal de até dez salários mínimos.
No entanto, o ex-prefeito continua bem aquém de seu mais baixo desempenho em eleições municipais em São Paulo. Em 1988, o índice mínimo que ele atingiu foi de 25% -naquele ano, Maluf liderou as pesquisas, mas acabou derrotado por Erundina. Em 1992, quando se elegeu enfrentando Eduardo Suplicy (PT), o seu menor patamar foi de 36%.

Rossi
As hipóteses testadas até agora pelo Datafolha incluíram apenas Francisco Rossi como eventual representante do PPB. Ontem, Maluf defendeu a candidatura do deputado federal Delfim Netto -que, por sua vez, apoiou o nome do ex-prefeito. Nas situações em que aparecia, Rossi tinha 8% ou 10% das intenções de voto.


Texto Anterior: Eleições: Maluf fala em reunião do PPB como candidato
Próximo Texto: Panorâmica - Calha Norte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.