São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Operação de Roseana não indica tumor no pulmão

da Redação

A operação a que foi submetida a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), 45, ontem pela manhã, descartou que fosse um tumor o nódulo retirado de seu pulmão.
Ela foi operada pelo médico Fábio Jatene, filho do ex-ministro da Saúde Adib Jatene, no Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
De acordo com nota divulgada pelo hospital, a cirurgia ocorreu sem complicações.
Segundo boletim médico, o exame anatomopatológico de congelação no nódulo de 1 cm de diâmetro mostrou "características inflamatórias, descartando-se processo tumoral de malignidade".
Isto é, em exame para análise do nódulo foi constatado que a lesão era uma inflamação, sem origem cancerígena. O exame é realizado logo após a operação.
Roseana recuperou a consciência ainda na sala cirúrgica Äfoi retirado o tubo traqueal imediatamente após a cirurgia. Ela está na Unidade de Recuperação Pós-Operatória, com boa evolução e respirando normalmente.
Antes da operação, havia a suspeita de o nódulo ser cancerígeno. Para o médico Julio Abramczyk, é possível que a lesão tenha sido causada por fungo ou bactéria.
Roseana foi internada no domingo à noite no Incor. Segundo informações do hospital, se o estado da paciente se mantiver estável, a governadora deverá ter alta dentro de dois ou três dias.

Tomografia
O problema da governadora foi detectado em abril, após uma tomografia computadorizada feita em um hospital de São Luís.
Na semana passada, Roseana reuniu a imprensa para falar sobre a operação e disse que já fez oito operações desse tipo nos seios, ovários e intestino.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.