São Paulo, sexta-feira, 09 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu não lidera nem office-boy, afirma Stedile

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) João Pedro Stedile disse ontem que, depois do caso Waldomiro Diniz, o ministro José Dirceu (Casa Civil) ficou enfraquecido a ponto de não conseguir liderar "nem um office-boy dentro do governo".
Waldomiro, ex-assessor da Casa Civil, foi exonerado do cargo em fevereiro deste ano, após denúncias de cobrança de propina.
"A burguesia, em conjunto com os meios de comunicação, armou aquele escândalo do Waldomiro, transformou o José Dirceu como se fosse um demônio e, hoje, ele não consegue liderar nem um office-boy dentro do governo", disse Stedile, em palestra na Universidade Federal de Juiz de Fora.
A palestra de Stedile marcou a abertura da terceira etapa do curso de pós-graduação em estudos latino-americanos para militantes de movimentos sociais do campo, organizado em conjunto pela universidade e pelo MST.
Para Stedile, Dirceu sofreu uma "derrota política" no governo ao defender uma política econômica que representasse aliança entre a "classe trabalhadora organizada" e o "capital industrial", em detrimento do "capital financeiro".
"E é por isso [defender a mesma aliança] que o [vice-presidente da República] José Alencar está hoje à esquerda do governo, por incrível que pareça", completou.
Stedile disse ainda que o "principal erro do governo Lula" é não estimular a participação do povo na política. (THIAGO GUIMARÃES)


Texto Anterior: Campo minado: STF suspende a quebra de sigilos do MST
Próximo Texto: Eleição esvazia a maioria de Alckmin em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.