UOL

São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governadores vão ao Congresso defender alterações na tributária

DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Antes de encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o grupo de governadores que representam as cinco regiões do país foi ao Congresso defender alterações na proposta de reforma tributária.
Eles reivindicam maior participação no bolo tributário, principalmente por meio da divisão dos recursos arrecadados com a CPMF. Ouviram do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que a reforma tributária enviada pela Câmara pode ser alterada na Casa, se a proposta não for adequada aos interesses dos Estados.
"Não vamos abdicar de nosso desejo aqui no Senado de discutir os pontos fundamentais da reforma tributária, uma vez que esta é a Casa da Federação. Toda reforma tributária comporta uma redistribuição de tributos", disse.
Embora considere inviável reduzir a receita da União, Sarney concordou com os governadores que o aumento da carga tributária nos últimos anos não beneficiou Estados e municípios: "Se formos corrigir hoje, criaremos uma coisa impossível para a União. Esse ponto deve ser discutido, dialogado, de modo que, ao longo do tempo, seja corrigido", disse.
Para o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), que também recebeu a comissão, os pleitos dos Estados são justos, mas o governo federal não pode ficar "enfraquecido" com uma eventual perda de arrecadação: "A gente vai ter de compatibilizar os interesses dos Estados com os interesses da União, porque não podemos ter um país com um governo central enfraquecido".
Na saída do encontro, o governador Eduardo Braga (PPS-AM) disse que, se não houver um consenso, haverá um "embate" no Congresso: "Será um embate em que os deputados de cada Estado defenderão a governabilidade e o desenvolvimento da sua região".


Texto Anterior: Reforma sob pressão: Lula concede R$ 2,7 bilhões a Estados e evita rompimento
Próximo Texto: Alckmin agora quer CPMF e diz que governo precisa "ser menos Brasília"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.