São Paulo, quinta, 9 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jumbo da Presidência dos EUA é confortável e ultramoderno, mas não tem boa comida
Air Force One vai trazer presidente

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
de Washington

O avião que vai levar Bill Clinton ao Brasil é provavelmente o mais famoso do mundo.
Um dos filmes de maior sucesso atualmente nos EUA, com Harrison Ford no papel de presidente, leva o seu nome: "Air Force One".
Na verdade, o Air Force One são dois Boeing 747-200B, idênticos, que passaram a servir a Presidência dos EUA a partir de 1989. Cada um custou ao país US$ 650 milhões.
Em recente artigo para a revista "Forbes", George Bush disse que a história vai se lembrar dele não como o presidente que venceu a Guerra do Golfo, mas como o que inaugurou o Air Force One. "Não é um avião luxuoso, do tipo que tem torneiras de ouro e banheiras. Mas rapaz, rapaz, como é confortável", disse Bush.
O avião tem proteção contra impulsos eletromagnéticos provocados por uma explosão nuclear. Pode voar 11.400 km sem necessidade de reabastecimento.
É possível encher seu tanque no ar. Mas isso nunca ocorreu com um presidente a bordo. O ex-secretário da Defesa William Perry, quando voava nele, às vezes ordenava que fosse reabastecido no ar, apesar do alto custo da operação (US$ 46 mil).
Um dos pontos fortes do Air Force One é o sistema de comunicação. Há 300 mil metros de fios a bordo só para o seu sistema telefônico. O presidente pode falar com qualquer parte do mundo a bordo.
Segundo Bush, o melhor do avião é a suíte presidencial, com uma enorme cama e banheiro com chuveiro. O escritório também é amplo e confortável e uma sala permite a realização até de encontros ministeriais.
O avião pode transportar até 70 passageiros, além da tripulação de 23 militares. Todos os passageiros têm cadeiras de primeira classe à sua disposição. Em todas as viagens, alguns jornalistas norte-americanos são convidados e ficam no fundo do avião.
A sala médica do Air Force One oferece condições à equipe médica a fazer cirurgias no ar. Há mantimentos para alimentar cem pessoas durante três dias.
Mas quem voou no Air Force One diz que a comida não é o ponto forte dos serviços. Em geral, sanduíches de atum e comida mexicana formam as peças de resistência. Mas, em compensação, vinho e cerveja de boa qualidade são servidos sem restrições.
O presidente Bush baniu o brócolis do cardápio. Clinton acabou de abolir os famosos chocolates M&M com o selo presidencial inscrito. Ele está sob dieta.
O primeiro presidente dos EUA que usou avião foi Franklin Roosevelt, em 1943. Ele foi a Casablanca se reunir com Winston Churchill e uma de suas escalas no vôo, que durou 45 horas, foi em Belém, no Pará. O primeiro jato presidencial foi um Boeing 707, a partir de 1959.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.