São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição domina agenda na Holanda

DO ENVIADO A HAIA

Um dos principais pontos que o presidente Fernando Henrique Cardoso discutirá em sua visita à Holanda, que começa oficialmente hoje, é o chamado Fundo de Desenvolvimento Limpo.
Trata-se, na essência, de os países em desenvolvimento receberem recursos dos países ricos para conterem suas emissões de gás carbônico, em troca da permissão para que os ricos façam mais lentamente o controle das suas próprias emissões.
O fundo será o grande tema de uma reunião internacional a ser realizada na própria Holanda.
FHC acha que "os países industrializados, que foram os que mais poluíram e, portanto, são os que têm maior responsabilidade pelo efeito estufa, têm que pagar um certo preço por isso".
Efeito estufa é a concentração de gases na atmosfera de tal forma que gera mudanças climáticas, principalmente o aumento da temperatura, com consequências negativas.
FHC diz que os países em desenvolvimento "estão dispostos a reduzir as emissões, o que é bom para todos, mas não sozinhos". Por isso, o Brasil, ao lado de alguns outros países, defende o Fundo de Desenvolvimento Limpo, "para que haja investimentos em países como o Brasil, para ajudar a que não emita CO2, ao mesmo tempo em que os países industrializados podem ir mais devagar no processo de controle das emissões".
Meio ambiente não será o único tema da visita. Como é de praxe em visitas presidenciais, estará na agenda a questão de investimentos no Brasil, ainda mais levando em conta que uma das maiores empresas do mundo, a Shell, é meio holandesa (a outra metade é britânica).
Mas, na prática, a viagem de FHC foi motivada pela ameaça holandesa de não enviar ao Brasil nenhuma nova missão de alto nível, antes de uma visita presidencial. O primeiro-ministro holandês, Wim Kok, já esteve três vezes no Brasil.
Como FHC iria mesmo à Alemanha, aproveitou para aceitar insistente convite da rainha Beatrix e estender a viagem até a Holanda. (CR)


Texto Anterior: Para FHC, ACM é questão menor
Próximo Texto: Tradição: Quase metade dos participantes do Círio em Belém não é católica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.