São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusado de fraude depõe hoje à Justiça

DA SUCURSAL DO RIO

O corregedor eleitoral do Rio Mário dos Santos Paulo ouvirá hoje pela manhã o depoimento de José Francisco, o França, que apareceu numa gravação de TV como intermediário da compra de votos em uma igreja evangélica neopentecostal.
A denúncia foi exibida no "Jornal Nacional", da TV Globo, na última sexta-feira. Na gravação, França é identificado como coordenador de um cartório eleitoral, responsável pela preparação de 900 urnas eletrônicas.
A conversa gravada mostra um cabo eleitoral, identificado como Ronaldo Silva, cobrando de França 10 mil votos prometidos por R$ 5.000. No vídeo, França nega ter prometido 10 mil votos e diz que "o acordo foi de 20%".
O corregedor disse que França é funcionário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e estava à disposição do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio nas eleições como coordenador da 233ª Zona Eleitoral, em Realengo (zona oeste da cidade).
De acordo com o corregedor, os envolvidos devem ser punidos de acordo com o Código Eleitoral. "O vereador que se beneficiaria com a atitude será punido", diz o corregedor.
(PEDRO DANTAS)


Texto Anterior: Rio: PT atribui derrota à aliança de 98
Próximo Texto: Minas Gerais: Célio tenta aliança com Itamar hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.