São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desempenho de petista em SP fica abaixo de sua média

FÁBIO VICTOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Em São Paulo, cidade com maior número de eleitores do país e administrada pelo PT, o candidato do partido à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, teve, no primeiro turno, um desempenho abaixo de suas médias nacional e estadual. Contabilizados 99,85% das urnas do município, Lula registra 42% dos votos válidos, enquanto José Serra (PSDB) tem 30,66%, índice também superior à sua média em todo o país.
No início da noite de ontem, o Tribunal Superior Eleitoral havia computado 99,96% do total nacional de votos. Lula somava 46,44%, e Serra contava 23,20%.
Os números da capital, que concentra 7,5 milhões dos 18,1 milhões de eleitores de São Paulo, ajudam a explicar o fato de a vantagem de Lula sobre Serra no Estado também ter sido menor do que a no âmbito nacional: restando 0,13 das urnas a serem apuradas, o petista tem 46,11% e o tucano, 28,53% dos votos.
Maior colégio eleitoral brasileiro, o Estado de São Paulo constitui 22,26% do eleitorado do país.
Se a performance de Lula na cidade administrada por sua colega Marta Suplicy não foi tão arrasadora como em outros municípios governados pelo partido em São Paulo, por outro lado o candidato petista registrou alguns de seus melhores índices nos principais redutos tucanos no Estado.
Nas quatro maiores cidades administradas pelo PSDB, Lula ganhou de Serra com imensa folga, que lhe permitiria vencer no primeiro turno em todas elas.
A diferença mais expressiva foi em São Bernardo do Campo, quarto maior colégio eleitoral do Estado, que, apesar de berço do PT, tem como prefeito o tucano Maurício Soares -um ex-petista. Ali, Lula teve 60,12% dos votos, contra 18,99% de Serra.
O mesmo ocorreu em Sorocaba e São José dos Campos, dois tradicionais redutos do PSDB em São Paulo. Na primeira, cujo prefeito, Renato Amary, é um dos coordenadores da campanha de Serra e Geraldo Alckmin no interior, Lula bateu o tucano por 53,96% a 26,43%. Em São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba, base eleitoral de Alckmin, o petista registra 50,77%, contra 24,36% de Serra -contabilizados 98,69% das urnas do município.
Lula bateu Serra em 14 das 15 regiões eleitorais de São Paulo. O tucano só venceu na região do litoral sul, a menor de todas, com 292.403 eleitores. Ainda assim, a vantagem de Serra foi pequena: 35,17% contra 34,79% de Lula.
Lula venceu em todas as grandes cidades administradas pelo PT. Sua maior vantagem sobre Serra foi em Diadema, no Grande ABC (62,54% a 16,03%). A menor diferença foi em Ribeirão Preto (41,11% a 32,94%).


Texto Anterior: Maior ala da Assembléia de Deus deve fechar com tucano amanhã
Próximo Texto: Maranhão: Erro assegura reeleição de aliado de Sarney
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.