UOL

São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARTIDO AO MEIO

Gabeira recebe abaixo-assinado para ficar no PT

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com gritos de "Fica! Fica!", deputados e senadores do PT entregaram ontem ao deputado Fernando Gabeira (PT-RJ) um abaixo-assinado com mais de 60 assinaturas de parlamentares petistas para que ele fique no partido.
O PT tem 93 membros na Câmara e 14 no Senado. Gabeira quer sair da legenda devido ao posicionamento do governo Lula na área ambiental. O estopim foi a liberação do plantio de soja transgênica. O texto, intitulado "Fique Conosco Companheiro", diz que "só juntos poderemos dar novo rumo à nossa política ambiental e fazer do nosso programa, coerentemente, ação governamental".
O primeiro assunto "chocante", segundo Gabeira, foi a decisão de importar pneus usados do Uruguai e do Paraguai. O deputado também listou a política de demarcação de terras indígenas, a continuidade da propaganda de cigarros em eventos esportivos e a comunicação, pelo ministro Roberto Amaral (Ciência), de que o Brasil possui a tecnologia de enriquecimento do urânio. "Todas essas manifestações são muito carinhosas e merecem o meu respeito, mas as questões que coloquei precisam de uma política clara do governo, de uma mudança de rumo", disse Gabeira.
Para o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), esse é mais um sinal de insatisfação dos deputados com o Palácio do Planalto: "Essa bancada merece muito mais do que respeito. Não fizemos uma relação de troca-troca, de cargos. As reclamações são na perspectiva de colocar o governo no rumo que defendemos na campanha".
Segundo Gabeira, sua saída do PT será formalizada nas próximas duas semanas. Enquanto isso, o presidente da legenda, José Genoino, trabalha para que a desfiliação não ocorra. Um dos argumentos é que Gabeira poderá votar contra a liberação dos transgênicos, o que não foi permitido nas reformas. "Temos que tratar com o governo a agenda do meio ambiente. Há algumas divergências, alguns conflitos. Sobre essas questões o partido não fecha questão, portanto os deputados podem manifestar suas opiniões, através do voto", disse Genoino.
Enquanto os petistas tentavam demover Gabeira de sair do partido, o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), o perseguia com um cartaz: "Gabeira na oposição".
(FERNANDA KRAKOVICS)


Texto Anterior: Janio de Freitas: Política de insegurança
Próximo Texto: Cidadã revista: Cinco artigos da Carta nunca foram votados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.