São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roseana tenta tratamento para deixar o cigarro

DA REPORTAGEM LOCAL

A governadora Roseana Sarney (PFL-MA), 48, vai recorrer a um tratamento para tentar abandonar o cigarro. "Quero parar de vez", disse ela, que fuma há 30 anos.
Roseana não conseguiu abandonar o fumo nem mesmo após fazer 12 cirurgias -uma delas para a retirada de um nódulo do pulmão, em 8 de junho de 1998. Após operar o pulmão, a governadora fez, em 2 de julho, uma cirurgia para retirar papilomas do seio direito e outra para a extração do útero, dos ovários e das trompas.
Dez dias depois, por causa de aderências intestinais no pós-operatório, sofreu nova intervenção cirúrgica de grande porte. Dessa vez, foram retirados 40 centímetros do intestino da paciente.
Roseana estava em plena campanha pela reeleição quando se submeteu a essas três cirurgias. Conseguiu eleger-se no primeiro turno.
No ano passado, Roseana voltou à sala de operação. Em abril, foi operada para recompor uma fratura no joelho esquerdo. Roseana sofreu nova cirurgia, para retirada de um nódulo benigno do seio direito. "Depois das cirurgias de 1998, reduzi o cigarro. Até então, eu fumava dois maços por dia. Hoje, fumo dez cigarros", afirmou a pefelista.
Os cuidados com a saúde passaram a ser mais rigorosos. Hoje, faz exames de sangue de dois em dois meses no Maranhão e check-up completo de quatro em quatro meses em São Paulo.
A governadora nunca teve diagnóstico de câncer nas cirurgias que fez. A primeira - para a extração de um cisto no ovário- aconteceu quando Roseana tinha 20 anos. Depois disso, ela extraiu outro cisto do ovário e fez quatro cirurgias para retirar pólipos do intestino.
Roseana disse que, apesar de não ser estéril, não pôde ter filhos. Adotou Rafaela, 22. "Ela teve vários problemas, mas não teve no fundo nenhum problema grave", disse o ginecologista José Aristodemo Pinotti, um dos médicos de Roseana.
Após a cirurgia de joelho, os tênis se transformaram nos calçados preferidos de Roseana. Hoje, ela passou a despachar em seu gabinete de tênis. "Só uso salto para festas e solenidades", disse.
A pefelista disse que não tem problemas com a balança. "Como de tudo." Roseana faz caminhadas quando pode. Ela vai ao cabeleireiro uma vez por semana: "Não pinto o cabelo, mas já estou com alguns fios brancos. Puxei minha mãe [Marly". Ela já tinha 60 anos quando pintou o cabelo". (SB)


Texto Anterior: Saiba mais: Tancredo Neves morreu antes de tomar posse
Próximo Texto: Serra quer Armínio como "âncora política"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.