São Paulo, segunda-feira, 09 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prioridade é trazer o PTB para base de apoio

DA REPORTAGEM LOCAL

A última negociação do PT para tentar ampliar sua base de apoio é com o PTB, que esteve coligado à candidatura derrotada à Presidência de Ciro Gomes (PPS).
Nesta semana, o deputado federal José Dirceu e o novo presidente do PT, José Genoino, têm encontro marcado com o presidente do PTB, José Carlos Martinez.
Dirceu pretende assim fechar a fase de sondagens dos aliados para levar ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o que os petistas chamam de "demandas partidárias".
Lula tem praticamente certo todos os integrantes do PT que pretende levar para o ministério. Para anunciar sua equipe no final desta semana, quando volta da viagem aos Estados Unidos e ao México, precisa é definir as vagas e os nomes dos integrantes de partidos aliados.
PSB e PPS já acertaram sua participação no governo. O PSB ficará com o Ministério da Ciência e Tecnologia -que será ocupado por Roberto Amaral, ex-coordenador de programa de governo de Anthony Garotinho. O PPS terá o Ministério do Desenvolvimento Regional, a ser ocupado por Ciro Gomes, candidato do partido a presidente.
Ontem, Dirceu e Genoino se reuniram também com o presidente do PC do B, Renato Rabelo, que afirmou ter levado aos petistas sugestões de "nomes e idéias" para o ministério.
Se concluídas com sucesso todas as negociações, o governo Lula terá na Câmara o apoio de pelo menos 288 deputados (56% da Casa). No Senado, a base de Lula atingiria 48 parlamentares (59% do total). Assim, Lula teria mais da metade dos votos de cada Casa, mas não atingiria os 308 votos na Câmara e os 54 no Senado necessários para aprovar emendas constitucionais. Lula elencou quatro reformas como prioridade e que precisam de alteração da Constituição: tributária, previdenciária, trabalhista e política.



Texto Anterior: Transição: PT acerta participação do PMDB no ministério de Lula
Próximo Texto: Crise faz Lula procurar banqueiros dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.