São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aldo diz que não vai retirar candidatura, e seus aliados buscam apoio da oposição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mesmo com a decisão do PMDB de apoiar Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara, o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) reafirmou que manterá sua candidatura à reeleição: "Como não cogitamos retirar a candidatura em nenhum momento, reafirmamos que ela vai até a vitória".
Aldo afirmou que respeita a decisão do PMDB, mas ressaltou que conta com o apoio de parte do partido. Ontem, ele teve 11 votos na reunião da bancada peemedebista, contra 46 de Chinaglia. "Tenho entre os deputados do PMDB um sólido apoio pelos meus laços. Até hoje, só pertenci a dois partidos: ao PC do B e ao PMDB", disse.
Apesar do otimismo aparente, aliados de Aldo reconheceram que a decisão do PMDB fortaleceu Chinaglia. O grupo pró-Aldo trabalhou para que o PMDB não tirasse nenhuma posição formal na reunião de ontem, mas fracassou.
Por outro lado, eles avaliam que, numericamente, a votação demonstrou que a bancada do PMDB, de 90 deputados, estará dividida nas urnas. A partir de agora, Aldo fortalecerá a busca de apoios no PSDB e no PDT e reforçará o discurso de que sua candidatura representa "a instituição", e não só a base aliada.
Ontem pelo menos dois tucanos participaram de um almoço na casa do comunista: Albano Franco (SE) e Luiz Carlos Hauly (PR). O presidente do PDT, Carlos Lupi, também esteve com Aldo. Os pedetistas decidem sua posição na sexta.
"Se o Arlindo conseguiu hoje uma vitória, que foi o PMDB ter tomado uma decisão, o Aldo conseguiu outra, que foi fechar com o PFL. Numericamente, zerou o jogo", disse Renato Casagrande (PSB-ES). Aliados de Aldo criticaram o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) por sua atuação pró-Chinaglia. (LS E SN)


Texto Anterior: Saiba mais: Presidente da Câmara possui amplos poderes
Próximo Texto: Acusado de mandar matar rival, procurador é detido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.