São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL PROFUNDO

Empresa é dos EUA

Garimpeiros de Serra Pelada selam acordo

Lalo de Almeida - 2.jul.2004/Folha Imagem
Garimpeiro caminha por rua da vila de Serra Pelada, formada em sua maioria por casas de madeira


ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

A disputa entre facções de garimpeiros pelo ouro de Serra Pelada (PA) está perto do fim.
Na semana passada, representantes dos ministérios de Minas e Energia e do Trabalho, do Departamento Nacional da Produção Mineral, da Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional selaram proposta de paz entre sindicato e cooperativa.
O acerto é decisivo para que a cooperativa ponha em prática o contrato para a exploração industrial de Serra Pelada em sociedade com a empresa norte-americana Phoenix Gems, assinado em junho. Estimativas indicam que há pelo menos 27 toneladas de ouro nos rejeitos (montes de terra).
Pelo acordo intermediado pelo governo, a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) vai reintegrar 33 mil garimpeiros que participaram de sua fundação, em 84.
No contrato com a Coomigasp, a Phoenix Gems prometeu repassar US$ 240 milhões aos garimpeiros assim que a cooperativa receber do governo os direitos minerários sobre Serra Pelada. Desse total, US$ 200 milhões serão doados, e o restante, emprestado.
O contrato estabelece que os garimpeiros terão, além da doação, 40% da produção da Phoenix na área garimpeira.
Na reunião, ficou acertado o prazo de 60 dias (até 10 de setembro) para a reintegração dos garimpeiros. Cumprida essa etapa, o governo compromete-se a expedir o alvará de pesquisa e a permissão de lavra à cooperativa.


Texto Anterior: Presidentes de comissões dão apoio a projeto
Próximo Texto: Campo minado: Polícia Civil investiga emboscada contra MST
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.