São Paulo, Domingo, 10 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO
Advogado que assessorava ministro dos Esportes mentiu em seu depoimento
Lobby ajuda prorrogação de bingo

JUCA KFOURI
Colunista da Folha

O advogado que informalmente assessorava o ministro Rafael Greca para assuntos de bingo do Ministério dos Esportes, Paulo Araújo, mentiu ao ser ouvido pelo Ministério Público no inquérito aberto pelo órgão sobre o funcionamento dos bingos.
Ele, que era chamado de ""alienígena incrustado" pelos técnicos do Indesp (Instituto Nacional do Desporto), alegou conhecer apenas superficialmente, ""dos balcões dos tribunais", o atual procurador-geral do instituto, Luiz Passani, quando, na verdade, pelo menos uma vez, esteve com Passani por mais de duas horas -no último dia 6 de maio, segundo documento obtido pela Folha.

Perfil
Araújo é advogado paranaense e, apesar de trabalhar até fins de maio como procurador-geral da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, fazia reuniões em sua sala para tratar dos bingos, assunto ligado ao Ministério dos Esportes.
Luís Antônio Buffara de Freitas, por exemplo, homem forte do Indesp e de confiança do ministro Greca desde os tempos em que este era prefeito de Curitiba, esteve diversas vezes com Araújo na Conab, numa delas, segundo documento obtido pela Folha, no dia 15 de abril passado, entre as 10h30 e 12h10.
Para piorar, Antonio Carlos Portugal, conhecido lobista em Brasília, admitiu ter participado de reuniões com Araújo na Conab, quando tratou de ""dificuldades operacionais do bingo".

Representante
Em depoimento ao Ministério Público, Portugal revelou que participava de tais reuniões na qualidade de representante do bingo Toto Bola -ou seja, era um bingueiro que se reunia com homens do governo para regulamentar os bingos.
Por coincidência, o bingo Toto Bola acaba de ser contemplado, conforme outro documento obtido pela Folha, com a prorrogação (algo inexistente na Lei dos Bingos) de seu credenciamento, expirado em 30 de setembro. E isso apesar da recente portaria do Indesp, de 22 de setembro, que suspendeu a emissão de certificados, tanto de credenciamento como de autorização de funcionamento das casas de bingo.

Excepcional
Por meio dessa medida "excepcional e emergencial", o Indesp autorizaria, na sexta-feira última, que o bingo Toto Bola, do Esporte Clube São José, de Porto Alegre (RS), pudesse realizar mais um de seus sorteios amanhã.
O procurador do Ministério Público, Luís Francisco Fernandes de Souza, pediu na última quarta-feira todos os documentos do Indesp relativos às concessões de bingos fornecidas pelo país afora.


Texto Anterior: Lanterna na popa - Roberto Campos: Discutindo o social
Próximo Texto: Janio de Freitas: Como fariam os idiotas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.