São Paulo, domingo, 10 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marxista, Perry Anderson edita "New Left Review"

DA REDAÇÃO

O britânico Perry Anderson é um dos mais importantes historiadores da atualidade. Nascido em Londres em 1938, é professor da Universidade da Califórnia e editor da revista acadêmica inglesa "New Left Review".
Escreveu, entre outros livros, "Passagens da Antiguidade ao Feudalismo" (Brasiliense), "Linhagens do Estado Absolutista" (Brasiliense), "Considerações sobre o Marxismo Ocidental" (Brasiliense), "Um Mapa da Esquerda na Europa Ocidental" (Contraponto) e "As Origens da Pós-Modernidade" (editora Jorge Zahar).
Está lançando agora no Brasil a coletânea de ensaios "Afinidades Seletivas" (R$ 38,00), pela editora Boitempo. A seleção foi feita por Emir Sader. Neste livro, Anderson analisa pensadores de diversas posições teóricas, como Antonio Gramsci, Marshall Berman, Isaac Deutscher, Michael Mann, Isaiah Berlin, Norberto Bobbio, Friedrich von Hayek, John Rawls, Geoffrey de Ste. Croix, Sebastiano Timpanaro e o brasileiro Roberto Mangabeira Unger.
Os principais estudos são os dedicados às antinomias de Gramsci, com uma análise do conceito de hegemonia, e sua discussão com Norberto Bobbio, que se estende por artigos e réplicas publicadas entre 1988 e 1998.



Texto Anterior: Balanço: FHC deixou saldo negativo, diz historiador
Próximo Texto: "O paz e amor é um vocabulário de derrota"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.