São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SAÚDE

Sertanista Villas Bôas permanece na UTI e sofre falência múltipla de órgãos
O sertanista e indigenista Orlando Villas Bôas, 88, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em estado grave devido a uma falência múltipla dos órgãos, segundo boletim médico divulgado ontem.
De acordo com o boletim, assinado pelo médico responsável pelo sertanista, Sérgio Reynaldo Stella, Villas Bôas está internado desde 14 de novembro com quadro agudo de infecção intestinal.
Orlando Villas Bôas nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (interior de SP). Jovens escriturários, ele e os irmãos Claudio (morto em 1998) e Leonardo (morto em 1961) decidiram, no fim de 1943, integrar a expedição Roncador-Xingu, criada pelo presidente Getúlio Vargas.
Depois de 24 anos, a expedição deixou em seu rastro 35 cidades novas, 19 campos de pouso, dos quais quatro se tornaram bases militares, e o Parque Nacional do Xingu, criado em 1961, em Mato Grosso.
O antropólogo Darcy Ribeiro (morto em 1997) também participou da criação do parque, que teve autorização assinada pelo presidente Jânio Quadros.
Orlando e Claudio foram indicados duas vezes para o Prêmio Nobel da Paz -em 71 e em 75. Entre os vários prêmios que Orlando Villas Bôas recebeu, destaca-se a medalha da Real Sociedade de Geografia, da Inglaterra, em 1967. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Janio de Freitas: O pepino inimaginável
Próximo Texto: Justiça: Sem imunidade em ação, senador depõe no STF por tentativa de homicídio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.