São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa visitada foi escolhida pela Presidência

DA ENVIADA ESPECIAL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A casa de palafita da ajudante de cozinha Erinalda Maria da Silva, 37, foi indicada para ser visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos líderes comunitários locais depois de dias de pesquisa, realizada por uma equipe da Presidência. A moradora precisava ter o seu perfil: mulher, desempregada e com filhos.
Num certo dia, "um major chegou com um monte de gente" e avisou Erinalda que ela havia sido a escolhida. Mas ela não sabe a razão: "Deve ter tido um dedinho de Deus", acredita.
Sem emprego há um ano, Erinalda hoje sobrevive com o salário de R$ 200 do companheiro, o zelador Heleno Silva, 39. Apesar de informado da visita de Lula, ele não pôde ver o presidente ontem porque estava trabalhando.
Os dois e uma das filhas de Erinalda, Edinamir Carla, 17, convivem há seis anos em 15 metros quadrados. O pequeno espaço está dividido em quarto, cozinha e privada por duas cortinas, uma vermelha e outra cor de vinho.
Para chegar ao barraco, que fica na areia, de frente para o mar e já danificado duas vezes pela maré, Lula precisou subir uma escada tosca, de madeira. Encontrou lá um aparelho de TV e um outro de som. O fogão, localizado do lado de fora, está quebrado. A comida é preparada em um fogareiro.

Camiseta nova
Erinalda não tomou providências especiais para receber o presidente da República, exceto uma: vestia uma camiseta nova, vermelha, com o nome de Lula e uma frase da campanha: "Sem medo de ser feliz". Ao abraçar Lula, chorou.
"Eu conto com Deus e com Lula", disse ela à Folha. Para quê? "Para melhorar a vida da gente", respondeu.
Lula e seus ministros, que à chegada no local foram saudados por grupos de frevo e de maracatu, na saída tiveram que driblar a multidão que havia rompido os cordões de isolamento. Em vez de voltar pela praia até o ônibus, eles saíram por uma rua estreita e irregular nos fundos da favela.


Texto Anterior: No Recife, emprego é principal pedido a Lula
Próximo Texto: PSDB lista ações de FHC no Nordeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.