São Paulo, domingo, 11 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Previdência ocupa tempo de Lerner

WAGNER OLIVEIRA
da Agência Folha, em Curitiba

O governador Jaime Lerner (PFL) deve lançar no próximo mês o Paraná-Previdência, projeto de fundo de pensão que concentroua atenção nos cem primeiros dias de seu segundo mandato.
O governo paranaense prevê que o Paraná-Previdência vai reduzir os gastos com a folha de pagamento dos atuais 74% para 64% do orçamento. Para capitalizar o fundo, espera R$ 200 milhões da União.
Além do capital federal -compensação pelo fato de o Estado ter assumido o pagamento de aposentados que eram do INSS-, a venda da Copel (estatal energética) também deve capitalizar o fundo.
O Estado criou uma comissão de secretários para cortar gastos, ampliou o combate à sonegação, reduziu o ritmo de obras e parcelou o abono de férias de professores.
O secretário Giovani Gionedis (Fazenda) afirmou que este ano será de reestruturação. "Apesar de estar melhor financeiramente do que outros Estados, o Paraná não tem como escapar à crise", disse.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.