São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divulgação de pesquisa rende multa a tucano

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidenciável do PSDB, José Serra, foi multado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em R$ 53.205 pela divulgação de uma pesquisa de intenção de voto não-registrada, feita em maio.
A multa foi imposta pelo ministro auxiliar do TSE José Gerardo Grossi em representação do PSB por causa de entrevista em que Serra contestara pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte ao instituto Sensus e dissera ter um levantamento interno do PSDB com resultado favorável. Os advogados do tucano podem recorrer ao TSE e ao Supremo Tribunal Federal.
O Sensus indicava Anthony Garotinho empatado com Serra, mas com leve vantagem. Na entrevista, Serra teria dito que a pesquisa do PSDB o mantinha em segundo lugar, mas que ele não a divulgaria porque não havia sido registrada. Nelson Biondi, marqueteiro de Serra, mostrou os números, divulgados em sites na internet e em jornais, segundo o PSB. A legislação exige que as pesquisas sejam registradas antes da publicação.
No Rio, Serra se isentou de culpa: "Não fui eu que falei sobre essa pesquisa. Vou verificar se foram assessores de campanha. Realmente, não se pode divulgar pesquisa que não esteja registrada".


Texto Anterior: Pefelista afirma que dobra efetivo policial
Próximo Texto: Ciro convoca união contra "inimigo exterior"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.