São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibope mostra Serra em 2º lugar

RENATA LO PRETE
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de Vox Populi e Datafolha, é a vez de o Ibope detectar que foi desfeito o empate técnico no segundo lugar das intenções de voto para a Presidência.
Na mais recente pesquisa do instituto, feita para a Rede Globo, o posto é ocupado isoladamente por José Serra (PSDB), que subiu de 16% para 19% das preferências. A margem de erro é de 2,2 pontos.
O líder Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou de 38% para 39% desde o levantamento anterior, divulgado há três semanas.
Em terceiro, aparece Anthony Garotinho (PSB), que caiu de 16% para 13%. Em quarto, Ciro Gomes (PPS), que foi de 10% para 9%.
A diferença entre Lula e Serra recuou não apenas no primeiro turno (de 22 para 20 pontos), mas também na simulação de eventual segundo turno entre o tucano e o petista (de 30 para 12 pontos).
Para Márcia Cavallari, diretora do Ibope Opinião, os números expressam uma combinação de fatores favoráveis a Serra. "Houve a definição de Rita Camata como vice e as inserções do PSDB na televisão e no rádio", lembra. Com quase trinta minutos de comerciais, o tucano foi o pré-candidato com mais visibilidade no período.
A diretora do Ibope acha prematuro dar o segundo posto como definido. "A opinião pública é dinâmica, responde a estímulos."
Ela chama a atenção para alguns resultados segmentados, como o crescimento de oito pontos de Serra no Sul. Garotinho perdeu nove na mesma região. Serra ganhou sete pontos entre eleitores com mais de 50 anos, faixa etária em que Garotinho perdeu cinco.
O ex-governador do Rio mantém seu melhor desempenho no Sudeste, nas periferias das regiões metropolitanas e entre eleitores de 16 a 24 anos. Permanece empatado com o ex-ministro da Saúde nesses três segmentos.
O Ibope entrevistou 2.000 eleitores, em 145 municípios, entre os dias 6 e 9 de junho.


Texto Anterior: Ciro contou com votos-fantasmas
Próximo Texto: PSB disputará o governo de todos os Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.