UOL

São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMBATE À CORRUPÇÃO

Plano não inclui bloqueio de conta suspeita

Pacote antilavagem contraria expectativa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Contrariando as expectativas, o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciaram ontem em Brasília um reduzido pacote anti-lavagem de dinheiro.
Ele inclui só quatro medidas: criação do Departamento de Recuperação de Ativos, no âmbito do Ministério da Justiça; criação do Cadastro Geral de Correntistas; fortalecimento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras e abertura de um assento para o ministério no órgão; e a obrigatoriedade de os bancos informarem ao BC as operações de depósito, saques e provisionamentos para resgate de valores iguais ou superiores a R$ 100 mil.
Ficou de fora do pacote a medida mais polêmica: o bloqueio de contas suspeitas pelo BC sem prévia autorização judicial. Alguns advogados consideram isso inconstitucional.


Texto Anterior: Operação abafa: Planalto articula fim da CPI do Banestado
Próximo Texto: Orçamento: Governo investe apenas 1% do que poderia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.