UOL

São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MASSA CRÍTICA

Economista criticou política econômica de Lula; senador diz que governo aceita nomeação

Conceição vira assessora de Mercadante

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Crítica da política econômica do governo Lula, a economista Maria da Conceição de Almeida Tavares, 73, foi contratada para trabalhar no gabinete do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).
Ex-deputada pelo PT do Rio, Conceição Tavares disparou as críticas mais contundentes contra a equipe econômica no início do ano. Disse que Lula estava "surfando no câmbio" e cobrou do governo a adoção "da agenda com a qual nos elegemos".
Polêmica, a economista chamou de "débil mental" um assessor do ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda), o secretário de Política Econômica, Marcos Lisboa, que ficou calado.
A nomeação foi publicada no "Diário do Senado" de terça-feira para "exercer o cargo, em comissão, de assistente parlamentar do quadro de pessoal do Senado, com lotação e exercício no gabinete da liderança do governo". Receberá R$ 3.200.
Mercadante disse não acreditar que a nomeação da economista possa trazer problemas ao governo. Segundo ele, "toda a direção do governo foi avisada" e concordou com a contratação da economista, principal referência no pensamento econômico petista até as eleições de 2002. Além disso, afirmou que, mesmo não concordando com todas suas idéias, "ela é uma pessoa que precisa ser ouvida e respeitada pelo seu reconhecimento intelectual e dignidade".
Ele disse que Conceição tem competência reconhecida em estudos de desenvolvimento econômico e que sua principal função será fazer estudos nessa área. Madrinha da indicação de Carlos Lessa para o BNDES, a economista tem pós-graduação pela Universidade de Paris e especializou-se na interpretação do desenvolvimento do capitalismo no país. (VALDO CRUZ)


Texto Anterior: Tucano do Pará viaja 12 h de barco e 36 h de ônibus para participar
Próximo Texto: Dirceu autoriza base aliada a mudar subteto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.