São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Fiéis percorreram cerca de 5 km durante oito horas

Círio de Nazaré leva multidão de romeiros para as ruas de Belém

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Ontem pela manhã, em Belém (PA), cerca de 2 milhões de romeiros do Brasil e de outros países participaram de uma das maiores romarias do catolicismo, o Círio de Nazaré. Entoando cânticos religiosos e fazendo orações, os fiéis percorreram quase cinco quilômetros da capital paraense, durante oito horas.
Desde a semana passada, os hotéis, motéis e pousadas da cidade estavam lotados. O círio, homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, é realizado todos os anos no segundo domingo de outubro, desde 1793 e tem importância equivalente à do Natal.
Até o final da tarde de ontem, a Polícia Militar havia registrado 22 incidentes sem gravidade.
A festa religiosa, tradicional na cidade, começou anteontem, com o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém, Ananindeua e Marituba. Segundo o calendário religioso, o evento deve acabar às 8h do próximo dia 25, quando acontece o recírio -uma procissão que sai da Basílica de Nazaré em direção ao Colégio Gentil Bittencourt, onde a imagem ficará guardada até o ano que vem.
Na semana passada, o Círio de Nazaré foi reconhecido pelo governo federal como patrimônio imaterial cultural do Brasil. O arcebispo de Belém, d. Vicente Zico, disse que a medida aumenta a responsabilidade dos organizadores. "O Círio de Nazaré é uma festa que pertence a todos os católicos brasileiros e que, nos últimos anos, tem atraído muitos estrangeiros. Fazer uma festa melhor a cada ano é uma meta que deve ser sempre buscada."

Texto Anterior: Crime pode ter sido encomendado, diz Funai
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Os EUA e o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.