São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / RIO DE JANEIRO

Lula grava mensagem de apoio ao ex-tucano Paes

Em 2005, o candidato do PMDB chamou o petista de "chefe da quadrilha" do mensalão

Gravação deve ir ao ar no 1º programa eleitoral; em seu ex-blog, Cesar Maia (DEM) simulou uma carta de Paes a Lula para ironizar o apoio

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Três anos após ser chamado de "chefe da quadrilha" do mensalão, o presidente Lula gravou ontem mensagem de apoio ao autor da expressão, o ex-deputado federal e relator-adjunto da CPI dos Correios Eduardo Paes, hoje candidato do PMDB à Prefeitura do Rio.
Para gravar ao lado de Lula, Paes alugou uma sala no hotel Hilton, em São Paulo, onde passou a tarde. O governador Sérgio Cabral (PMDB), idealizador da candidatura Paes e aliado de Lula, estava presente. A mensagem deve ir ao ar no primeiro programa eleitoral de TV, na segunda-feira.
A assessoria de Paes divulgou duas falas de Lula: "Quem ganha com essa união é o povo do Rio", sobre a parceria das três esferas de governos, caso o peemedebista se eleja; e "Fico muito feliz que o PT esteja unido em torno da candidatura do Eduardo junto com as demais forças progressistas do Rio".
Quando ainda filiado ao PSDB e atuava na CPI, Paes criticava o comportamento de Lula. Em 7 de outubro de 2005, em Brasília, Paes chamou Lula de "psicótico". "Só [Sigmund] Freud [pai da psicanálise] explica esse comportamento. É uma atitude típica de quem sabe da sua culpa. Pois exagera nas mentiras para se convencer que são verdades."
Na busca pelo apoio de Lula na disputa contra Fernando Gabeira (PV), Paes disse ontem "que no momento do calor da política (...) você sai um pouco do tom", mas negou ter pedido desculpas ao presidente.
"Houve uma conversa franca entre o presidente e eu. Tivemos conflitos políticos no passado, que buscamos dirimir (...) Tudo o que disse ao longo da minha vida pública eu não tenho o menor problema."
Paes recebeu ontem o apoio do PC do B de Jandira Feghali e do PDT do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e espera atrair Marcelo Crivella (PRB).
Em seu ex-blog, o prefeito Cesar Maia (DEM) simulou uma carta de Paes a Lula para ironizar o candidato. "Quero jurar de pés juntos que não acho mais que você é chefe da quadrilha que operava o mensalão. Se foi, Titio, tenho certeza que você se arrependeu", diz.
Lula passa o dia de hoje na Granja do Torto. Ele gravou ontem mensagens de apoio a Paes, Marta Suplicy (PT), Flávio Dino (PC do B-São Luís), Mauro Mendes (PR-Cuiabá) e Margarida (PT-Juiz de Fora).


Texto Anterior: Outro lado: Defesa reclama de falta de acesso ao inquérito da PF
Próximo Texto: Gabeira pede desculpas a vereadora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.