São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO
Governador teve encontro com mulher de Pitta no Palácio dos Bandeirantes, afirma ex-prefeito
Maluf acusa Covas de influenciar Nicéa

da Reportagem Local

Paulo Maluf (PPB) acusa o governador Mário Covas (PSDB) de orientar Nicéa Pitta a fazer denúncias contra ele e o prefeito Celso Pitta (PTN).
""Soube hoje (ontem) que ela esteve com Mário Covas há dez dias. Ele recomendou que ela fosse ao Ministério Público e que procurasse uma TV de grande audiência para fazer a denúncia", afirmou Maluf.
O ex-prefeito descarta processar a primeira-dama da capital: ""Qualquer psiquiatra veria que ela está sob tratamento médico".
Numa estratégia clara de esquecê-la e polemizar com Covas, o pepebista diz que, se o governador endossar as acusações, processará o tucano.
Maluf deu a entrevista à Folha por telefone, de Campos do Jordão. Seguem os principais trechos: (KENNEDY ALENCAR)

Folha - Na nota divulgada pelo sr., há a insinuação de que o governador Mário Covas teria instruído Nicéa Pitta a fazer as acusações. O sr. tem prova disso?
Paulo Maluf -
Soube que ela esteve com Mário Covas há dez dias. Ele recomendou que ela fosse ao Ministério Público e que procurasse uma TV de grande audiência para fazer a denúncia.

Folha - Onde foi o encontro?
Maluf -
Quem me contou disse que a viu entrar na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes. E está evidente, pois ela foi até mal instrumentalizada. A única pessoa que defendeu foi o Covas, que quer encobrir os escândalos do filho, Mário Covas Neto, de codinome "Zuzinha". O "Zuzinha" está envolvido em irregularidades na Tejofran, empresa do padrinho de casamento dele, e na companhia de habitação do Estado.

Folha - O sr. processará Nicéa?
Maluf -
Em primeiro lugar, teria constrangimento de processar uma mulher. Mas teria constrangimento maior de processar uma mulher que qualquer psiquiatra veria que está sob tratamento médico. Se o Covas assinar em baixo, vou levá-lo aos tribunais.

Folha - Que razão Nicéa teria para acusar o próprio marido?
Maluf -
Em briga da marido e mulher, ninguém mete a colher.

Folha - Ela diz que o Pitta herdou do sr. um esquema de compra de vereadores...
Maluf -
Como você pode dar credibilidade a alguém que faz uma denúncia após oito anos, sendo que o marido dela participou da minha administração? Por que não falou antes ou, em 97, quando disse que soube de tudo?

Folha - Por ordem de Covas ou não, ela o acusa de corrupção.
Maluf -
É tudo mentira. Nunca esperei um inquérito para demitir. Se uma acusação era publicada num dia, o sujeito já estava no olho da rua na hora seguinte.

Folha - Nicéa e Pitta o traíram?
Maluf -
Ele não traiu a mim. Não foi eleito para ser leal a mim, mas aos eleitores. Se o Datafolha, ao final do mandato, mostrar que ele não foi um bom prefeito, a traição terá sido aos eleitores.

Folha - Mas a traição será também ao sr., que o elegeu.
Maluf -
Quando o elegi, quis demonstrar que São Paulo é uma terra maravilhosa e sem preconceito. Elegeu alguém sem prestígio eleitoral, carioca e afro.

Folha - O sr. reatou com Pitta?
Maluf -
Estou rompido definitivamente. E a causa do rompimento foi ela (Nicéa), quando disse que votou no Covas (para governador de São Paulo, em 1998).

Folha - Que culpa o Pitta tem de a mulher ter votado no Covas para governador?
Maluf -
Foi uma falta de gratidão ilimitada. Se o voto era secreto, até na traição ela podia se calar. Mas, quando disse que votou no Covas, de duas, uma: quis me machucar ou prestar vassalagem.

Folha - As acusações da Nicéa reforçam uma eventual candidatura do sr. a prefeito?
Maluf -
Reforçam o medo que o Covas tem da minha candidatura.

Folha - O sr. será candidato?
Maluf -
Isso não está em debate hoje. Está o medo do Covas, que explica ele ter ido ontem (anteontem), em mangas de camisa, de suspensório brega e roupa amarrotada, visitar uma favela. É o medo de o candidato dele (o vice-governador Geraldo Alckmin) não decolar dos 2% nas pesquisas.


Texto Anterior: "É um escândalo", diz FHC
Próximo Texto: Frases de Nicéa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.