São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabeira promete capitalismo, se alia ao PSDB e acena ao PT

Pré-candidato diz que Rio tem de se desenvolver "de forma capitalista'; vice será tucano

Deputado, que deixou o PT em 2003, afirma, sobre as críticas feitas ao governo federal, que divergências entre eles "são secundárias"

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

O deputado federal Fernando Gabeira (PV), 67, lançou ontem sua pré-candidatura à Prefeitura de Rio em aliança com o PSDB e o PPS, acenando para uma aproximação com o PT e prometendo "capitalismo" para desenvolver a cidade.
Ao lado do presidente de honra do diretório estadual do PSDB, o ex-governador Marcello Alencar, Gabeira afirmou que "todos serão bem recebidos" na aliança. Até o PT.
Ex-guerrilheiro, Gabeira disse pretender desenvolver o Rio "de forma capitalista".
"Nós exigimos aquilo que o capitalismo mais desenvolvido exige, que é o respeito ao meio ambiente e às condições de trabalho", afirmou em entrevista na Associação Brasileira de Imprensa. Além de Alencar, acompanhavam a entrevista o vereador Stepan Nercessian (PPS) e Alfredo Sirkis (PV).
Gabeira concentrou o discurso na tentativa de "aparar arestas" para o "renascimento da cidade". O parlamentar saiu do PT em 2003 por discordar da política ambiental, de direitos humanos e relações exteriores e, na crise do mensalão, tornou-se uma das vozes constantes em oposição ao governo Lula.
"Nesse trabalho de crítica evidentemente nos afastamos um pouco, mas podemos voltar a conversar. (...) As nossas divergências são secundárias."
O deputado afirmou ter imposto "quatro condições" para aceitar a candidatura: não fazer oposição a governos estadual ou federal; realizar uma campanha sem sujar a cidade ou agredir adversários; disponibilizar as contas da prefeitura na internet caso seja eleito; e não aceitar indicações políticas para ocupar cargos no governo.
O candidato a vice sairá do PSDB. O partido escolherá entre os pré-candidatos que abriram mão da disputa: o deputado federal Otávio Leite, o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha e a vereadora Andréa Gouvêa Vieira.
Mais forte na zona sul da cidade, o deputado pretende usar a internet para driblar a "campanha suja" e crescer nas zonas norte e oeste. "Subindo nos morros e falando, eu posso não conquistar a maioria, mas muito gente me entende."
Gabeira admitiu ter como ponto fraco a falta de experiência no Executivo. Disse estar recebendo textos de políticos que já ocuparam a prefeitura para aprender a compor "a semana ideal" do administrador.
Para Alencar, a aliança é ensaio para 2010. "O PSDB foi formado com história de esquerda. Depois foi sendo conduzido a posições de oportunidade."


Texto Anterior: Perfil: Antecessor do prefeito também acabou deposto
Próximo Texto: Serra admite candidaturas de Alckmin e Kassab separadas na disputa em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.