São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

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Governo faz campanha popular para aprovar a Previdência

PATRICIA ZORZAN
da Reportagem Local

O governo federal está investindo na realização de merchandising em programas populares de televisão e rádio para tentar diminuir o impacto da reforma da Previdência junto à sociedade.
Desde janeiro, além de dois comerciais de 30 segundos veiculados na televisão, o Ministério da Previdência e Assistência Social está custeando merchandising em programas populares considerados de grande audiência.
A votação da reforma, aprovada em primeiro turno na Câmara no dia 11, foi recomeçada ontem.
Entre os programas escolhidos na TV estão o "Domingo Legal", do SBT, comandado pelo apresentador Augusto Liberato, o Gugu, e o "Programa Raul Gil", transmitido pela Rede Manchete.
De acordo com Verônica Teixeira de Assumpção, assessora de comunicação do ministério, mais de cem emissoras de rádio também foram selecionadas.
A assessora informou ainda que os gastos com a campanha, incluindo os dois comerciais de TV e mais 115 mil cartilhas explicativas sobre a reforma, são de R$ 3,5 milhões -de um total de R$ 5 milhões reservados para a publicidade do ministério em 98.
Tanto no caso do SBT quanto da Manchete, a propaganda do governo foi feita por meio de testemunhos pessoais de cada apresentador. Segundo Ester Rocha, assessora de imprensa de Liberato, o custo médio previsto em tabela para esse tipo de propaganda no SBT é de R$ 143 mil por minuto.
Já o diretor comercial do "Programa Raul Gil", Rubens Avancini, disse que o valor médio cobrado pela propaganda testemunhal no horário ocupado pelo apresentador é de R$ 12 mil por minuto.

Fazendo figa
Duas inserções de um minuto foram ao ar no "Domingo Legal". A última, no domingo passado.
"A reforma da Previdência é a garantia de que as aposentadorias continuarão sendo pagas em dia", anunciou o apresentador, sentado ao lado da dançarina Scheila Carvalho, do grupo É o Tchan!.
"A gente tem de torcer muito para que a reforma seja aprovada logo. Estamos torcendo e fazendo figa para que a coisa ande rápido mesmo", concluiu Gugu, depois de detalhar pontos do projeto.
A assessora de imprensa do apresentador afirmou que a audiência média do programa no último domingo foi de 22 pontos.
Cada ponto de audiência corresponde a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
No "Programa Raul Gil" foram três propagandas de um minuto -uma em janeiro e duas em fevereiro. De acordo com Avancini, a audiência do programa varia, em média, de 5 a 10 pontos.
No mesmo período da campanha, a reforma foi discutida pelos personagens da novela das oito da Rede Globo. "Foi uma gentileza da emissora. Não fizemos lá. É caro", disse Verônica. "Mas foi ótimo."
Manoel Carlos, autor de "Por Amor", afirmou que a iniciativa de mencionar o assunto foi sua. "Infelizmente não foi merchandising. Ganharia dinheiro." A campanha será veiculada enquanto a reforma estiver em votação.



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