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Governo faz campanha popular para aprovar a Previdência
PATRICIA ZORZAN
da Reportagem Local
O governo federal está investindo na realização de merchandising
em programas populares de televisão e rádio para tentar diminuir o
impacto da reforma da Previdência junto à sociedade.
Desde janeiro, além de dois comerciais de 30 segundos veiculados na televisão, o Ministério da
Previdência e Assistência Social
está custeando merchandising em
programas populares considerados de grande audiência.
A votação da reforma, aprovada
em primeiro turno na Câmara no
dia 11, foi recomeçada ontem.
Entre os programas escolhidos
na TV estão o "Domingo Legal",
do SBT, comandado pelo apresentador Augusto Liberato, o Gugu, e
o "Programa Raul Gil", transmitido pela Rede Manchete.
De acordo com Verônica Teixeira de Assumpção, assessora de comunicação do ministério, mais de
cem emissoras de rádio também
foram selecionadas.
A assessora informou ainda que
os gastos com a campanha, incluindo os dois comerciais de TV e
mais 115 mil cartilhas explicativas
sobre a reforma, são de R$ 3,5 milhões -de um total de R$ 5 milhões reservados para a publicidade do ministério em 98.
Tanto no caso do SBT quanto da
Manchete, a propaganda do governo foi feita por meio de testemunhos pessoais de cada apresentador. Segundo Ester Rocha, assessora de imprensa de Liberato, o
custo médio previsto em tabela
para esse tipo de propaganda no
SBT é de R$ 143 mil por minuto.
Já o diretor comercial do "Programa Raul Gil", Rubens Avancini, disse que o valor médio cobrado pela propaganda testemunhal
no horário ocupado pelo apresentador é de R$ 12 mil por minuto.
Fazendo figa
Duas inserções de um minuto
foram ao ar no "Domingo Legal".
A última, no domingo passado.
"A reforma da Previdência é a
garantia de que as aposentadorias
continuarão sendo pagas em dia",
anunciou o apresentador, sentado
ao lado da dançarina Scheila Carvalho, do grupo É o Tchan!.
"A gente tem de torcer muito para que a reforma seja aprovada logo. Estamos torcendo e fazendo figa para que a coisa ande rápido
mesmo", concluiu Gugu, depois
de detalhar pontos do projeto.
A assessora de imprensa do
apresentador afirmou que a audiência média do programa no último domingo foi de 22 pontos.
Cada ponto de audiência corresponde a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
No "Programa Raul Gil" foram
três propagandas de um minuto
-uma em janeiro e duas em fevereiro. De acordo com Avancini, a
audiência do programa varia, em
média, de 5 a 10 pontos.
No mesmo período da campanha, a reforma foi discutida pelos
personagens da novela das oito da
Rede Globo. "Foi uma gentileza da
emissora. Não fizemos lá. É caro",
disse Verônica. "Mas foi ótimo."
Manoel Carlos, autor de "Por
Amor", afirmou que a iniciativa
de mencionar o assunto foi sua.
"Infelizmente não foi merchandising. Ganharia dinheiro." A campanha será veiculada enquanto a
reforma estiver em votação.
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