São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista não volta para "casinha'

da Reportagem Local

"Não tem mais sentido eu voltar para aquela casinha", disse Lula à Comissão Especial montada pelo PT para apurar as denúncias relativas ao caso Cpem ao comentar sua situação de moradia, há oito anos ocupando de graça um dos imóveis de Roberto Teixeira.
A casinha, no caso, era o imóvel bem mais modesto em que morava até a campanha de 1989.
Nos dois depoimentos que deu, ele sempre manteve a versão de que a mudança para a casa de Teixeira foi uma decisão tomada pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores - considerando a segurança precária da residência anterior.
Confirmação
O proprietário do imóvel confirmou a mesma história. Não houve decisão formal sobre a questão da mudança.
Ela surgiu em conversas entre Teixeira e alguns dirigentes petistas quando Lula estava viajando em campanha eleitoral. Ao regressar, o então candidato petista à Presidência concordou com a proposta e se mudou com a família.
Ele disse à Comissão Especial do PT que já em 1995 sentiu que "o Roberto possivelmente estivesse querendo" que mudasse da casa.
Procurou-o com "o companheiro de uma imobiliária", oferecendo a compra de um apartamento de cobertura, ainda em construção, com 186 metros quadrados e há vários meses inadimplente, na iminência de ir a leilão.
"É um bom negócio", disse Teixeira, e Lula aceitou. "Vendi o Omega por 40 paus e vendi um terreno por 73 paus que era um terreno que a Marisa (mulher de Lula) tinha de herança dela e dos irmãos dela lá em São Bernardo, aí comprei o apartamento."
Mudança
Pretendia efetivamente mudar-se -mas foi atrapalhado pelas denúncias de Venceslau, que também questionaram a ética de residir na casa de Roberto Teixeira.
Lula rebateu qualquer deslize neste sentido e definiu assim sua situação: "Eu não posso voltar para a casa onde eu morava, eu não volto mesmo, não tem mais sentido eu voltar para aquela casinha. Agora eu tenho uma só opção, ou eu vendo a casa, vendo o apartamento e compro outra casa, ou eu faço um levantamento de preço e tento trocar o apartamento pela casa que eu estou".
(LMC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.