UOL

São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOTA-FORA

Escolha é celebrada em jantar em Brasília

Paes de Andrade será embaixador em Lisboa

Bruno Stuckert/Folha Imagem
Sarney e o presidente do STF, Marco Aurélio de Mello, no jantar


OTÁVIO CABRAL
DO PAINEL, EM BRASÍLIA
MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

O ex-deputado federal Paes de Andrade (PMDB-CE) será o próximo embaixador do Brasil em Portugal. A escolha já foi feita por Lula e comunicada ao Itamaraty, ao governo português e ao PMDB. O presidente deve enviar mensagem ao Congresso com o nome de Andrade até a próxima semana.
A nomeação de Paes de Andrade foi comemorada anteontem em Brasília em um jantar na casa de Eunício Oliveira (CE), genro de Andrade e líder do PMDB na Câmara. Oficialmente o motivo do jantar era a indicação de Andrade para presidente de honra do PMDB.
O evento reuniu lideranças do PMDB, tanto apoiadores de Lula -como Orestes Quércia e José Sarney- como fiéis a Fernando Henrique Cardoso -caso de Geddel Vieira Lima (BA) e Moreira Franco (RJ).
Ministros e Lula foram convidados, mas não foram. De fora do PMDB, apenas o presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), e os líderes na Câmara do governo, Aldo Rebelo (PC do B-SP), e do PT, Nelson Pellegrino (BA).
O convite a Andrade faz parte da ofensiva do Planalto para atrair o PMDB para a base de Lula. Os "oposicionistas" se mostraram irredutíveis: se não receberem um ministério não há negócio. "Temos de ser coerentes. Perdemos a eleição e temos que ir para a oposição", disse Franco. Quércia provocava: "Apoiamos Lula e temos de ser governo. O Moreira é minoria e ainda vai vir com a gente".
Não é a primeira vez que o posto em Portugal é usado para acomodar aliados políticos. O atual embaixador, José Gregori, foi nomeado por FHC após deixar a pasta da Justiça no meio de uma crise na área da segurança. Antes dele, foi o senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) que sucedeu o ex-presidente Itamar Franco. No seu governo, Itamar nomeou o amigo José Aparecido Oliveira.


Texto Anterior: Proposta para Refis é recusada pela oposição
Próximo Texto: Lula anuncia recurso que já estava previsto em dezembro
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.