UOL

São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em reunião, PT aprova apoio a projeto sobre BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em uma reunião fechada que durou mais de duas horas, a bancada de deputados federais do PT aprovou na noite de ontem, mesmo com 20 votos contrários, o apoio ao projeto que abre espaço para a discussão sobre a autonomia do Banco Central, assunto que encontra forte resistência dentro do partido. Sessenta e três dos 92 deputados da bancada estavam presentes. Cerca de 20 discursaram, alguns de forma inflamada, o que gerou discussões que culminaram até mesmo em bate-boca na saída da reunião.
Os defensores do projeto que dá o primeiro passo para a autonomia do BC venceram a disputa interna por 40 votos contra 20, sendo que houve três abstenções.
"Estamos aqui nesta noite decidindo se o presidente Lula pode contar com esta bancada ou não", disse, em um tom suficiente alto para ser escutado do lado de fora da reunião, o deputado mineiro Patrus Ananias. Segundo ele, a reunião decidia "o futuro do governo, que está em dificuldade".
"Lamentavelmente, aprovaram uma proposta sem nenhum debate aprofundado. Trouxeram a maioria deles até aqui para assegurar a aprovação sem discussão", declarou o deputado Babá (PA), que integra a corrente radical e contrária à política econômica adotada pelo governo. Ele disse que seu grupo não decidiu se vai cumprir o que foi definido ontem.
Em entrevista após a reunião, Babá e a deputada Luciana Genro (RS), também contrária à proposta, bateram boca com defensores do projeto, entre eles, Professor Luizinho (SP), que cobravam deles o cumprimento da decisão da maioria. "Querem nos impedir também de dar entrevistas? Tá vendo, essa é a democracia que eles pregam", falou.
A autonomia do BC é defendida pelo governo -em especial pelo ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda)- como forma de dar ao mercado uma sinalização de credibilidade da administração petista. O projeto que foi discutido ontem na reunião do partido é uma Proposta de Emenda Constitucional de autoria do deputado Virgílio Guimarães (MG) e prevê a alteração do artigo 192 da Constituição, que trata do sistema financeiro nacional. (RB)


Texto Anterior: Governo recua para aprovar PL-9
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Dois pobres latinos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.