UOL

São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documento alerta polícia para ações do MST no Estado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O memorando interno da PM de Minas Gerais alerta a corporação para o recrudescimento das ações do MST e, em tom de crítica, cita a cartilha lançada pela CPT (Comissão pastoral da Terra) do Rio Grande do Sul, que, segundo o documento, prega que a invasão de terras "é um meio para acelerar a reforma agrária no Brasil".
"O livrete de 36 páginas, intitulado "Terra - Dom de Deus e Conquista do Povo", utiliza trechos bíblicos do Antigo Testamento e frases referidas a Jesus Cristo para enfatizar o direito à terra", diz a PM mineira.
Os comandos regionais foram informados sobre as ações futuras do MST, que, conforme relata o documento, quer que a reforma agrária tenha a mesma prioridade das reformas tributária e previdenciária.
Alerta o comando para o incremento das ações do MST a partir de abril, "com possibilidades de invasão de imóveis rurais das autoridades ou seus parentes". E informa que o MST já iniciou "novas ações no governo atual", contabilizando, em todo o país, 18 invasões.
Outra organização de expressão, embora sem tantos registros de conflitos, é a Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), ligada à Contag. (PP)


Texto Anterior: Tensão no campo: PM de Minas ordena repressão às milícias
Próximo Texto: Rossetto evita fazer críticas às ações e ameaças de novas invasões do MST
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.