São Paulo, segunda-feira, 13 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego é a maior preocupação

DE BUENOS AIRES

O desemprego é a maior preocupação dos argentinos, de acordo com uma pesquisa do instituto Gallup publicada ontem pelo jornal "La Nacion".
Segundo o levantamento, 38% dos argentinos acham que a falta de trabalho é o problema que mais os afeta pessoalmente, e 34% acreditam que é o problema que mais afeta o país em geral.
A Argentina tem hoje o maior índice de desemprego dos últimos anos -16,4% da população economicamente ativa, inferior apenas aos 18,4% registrados em 1995 e aos 17,1% de 1996.
O segundo item mais citado na pesquisa como problema para o país foi a corrupção, com 30%. No caso de preocupações pessoais, os baixos salários foram o segundo item mais citado, com 19%.
A pesquisa do Gallup, que ouviu 1.175 pessoas em 26 cidades do país entre os dias 27 e 30 de julho, mostrou ainda um grande pessimismo dos argentinos em relação ao futuro do país.
Para 35%, as condições econômicas pessoais estarão pior daqui a um ano. Para outros 30%, estarão iguais e para apenas 20% estarão melhor. Os demais não responderam ou disseram não saber.
Os problemas econômicos significaram, para a maioria dos argentinos, queda no padrão de vida e de consumo -81% dos entrevistados disseram gastar menos em roupas e calçados, 76% reduziram gastos com reformas da casa, 72% disseram sair menos, 71% gastam menos em produtos de higiene e limpeza e 58% economizam em alimentos. (RW)



Texto Anterior: Vizinho em crise: EUA querem bancos no socorro à Argentina
Próximo Texto: Capital morto: Economista cobra propriedade em favela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.