São Paulo, Segunda-feira, 13 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCUSSÃO
Participam, entre outros, ACM, Moreira Ferreira e Genoino
Pobreza e segurança pública são temas de seminário no Rio

da Sucursal do Rio

Estratégias de combate à pobreza e políticas nacionais de segurança pública são o tema do Fórum Nacional, evento que o Inae (Instituto Nacional de Altos Estudos) promove hoje no Rio. O encontro será no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O presidente do Congresso, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), abre o seminário com um pronunciamento sobre o combate à pobreza.
Desse mesmo painel participam o ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, e o deputado José Genoino (PT-SP), entre outros.
A estratégia nacional e a reforma dos aparelhos de segurança serão abordadas pelo ministro da Defesa, Elcio Alvares, pelo ministro-chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, general Alberto Cardoso, e pelo ministro da Justiça, José Carlos Dias, entre outros, no painel que acontece à tarde.
Para o diretor do Inae, João Paulo dos Reis Velloso, a escolha dos temas do seminário -pobreza e segurança- surgiu como uma imposição da cidadania. "São duas situações que, em diferentes graus, se tornaram intoleráveis. O crime violento se trivializou", disse.
Reis Velloso afirmou que os painéis irão abordar desde as rotas de tráfico de drogas até a necessidade de reformas nas polícias, assim como possíveis soluções para os problemas.
"A relação entre criminalidade e pobreza é complexa. Não é possível dizer que mais pobreza causa maior criminalidade."
Os resultados serão transformados em livro e encaminhados a outras instâncias de discussão, como o Congresso.


Texto Anterior: Projeto para o próximo ano será analisado hoje pelo FMI
Próximo Texto: Judiciário: Classistas se mobilizam contra extinção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.