São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

Capita obtém habeas-corpus

Assessor de Dornelles é solto no Rio pelo TRF

MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

Beneficiado por um habeas-corpus concedido pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região, João Batista Boechat Capita, 50, assessor parlamentar do ex-ministro do Trabalho e deputado federal Francisco Dornelles (PPB-RJ), foi solto na noite de anteontem no Rio de Janeiro.
Capita foi preso na manhã de sexta por policiais da Deleprev (Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Previdenciários da Polícia Federal), sob acusação de participar de um desvio de R$ 3 milhões da gerência Penha (zona norte) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 1996.
Além de Capita, o Ministério Público Federal denunciou mais 21 pessoas. Entre os denunciados estão 11 funcionários do INSS e dez falsos procuradores federais, que seriam encarregados de sacar o dinheiro referente ao pagamento de benefícios. Segundo a Deleprev, o assessor foi o primeiro dos 22 a ter sua prisão decretada.
O inquérito foi instaurado em 97 e concluído em julho passado. O processo corre em segredo de justiça. Capita pode responder pelos crimes de peculato e de formação de quadrilha.
Capita se tornou assessor parlamentar de Dornelles -o terceiro deputado federal mais votado no último dia 6 no Estado- em abril deste ano, quando esse deixou o Ministério do Trabalho. O deputado disse defender a investigação de Capita, mas considerou a prisão preventiva uma violência.
A prisão de Capita foi decretada no último dia 7 pela 8ª Vara Federal Criminal, alegando que ele poderia influenciar no depoimento de outros réus do processo. Segundo o advogado de Capita, Renato Morais, o TRF decidiu conceder o habeas-corpus por ter considerado que as razões do juiz não são fundamentadas.


Texto Anterior: No Planalto: Justiça do Maranhão paga R$ 3.300 a uma doméstica
Próximo Texto: Legislativo: Votações de 31 MPs obstruem transição no Congresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.