São Paulo, terça-feira, 13 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADO DIVIDIDO

Governador cassado discursou em inauguração de penitenciária

Mão Santa "inaugura" obra no Piauí

ERILENE ARAÚJO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM TERESINA

O ex-governador do Piauí Francisco de Assis de Moraes Souza (PMDB), o Mão Santa, discursou em palanque ontem durante a inauguração do complexo penitenciário de Esperantina (a 190 km de Teresina) para cerca de 3.000 pessoas, segundo a PM.
Durante cerca de 15 minutos, ele falou da "injustiça" de sua cassação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no último dia 6, e dos "desígnios de Deus" que levaram a sua cassação. Disse ainda que o governo não vai ser "roubado no tapetão" e pediu a Deus que abençoasse o governador interino, Kleber Eulálio (PMDB).
Mão Santa acompanhava Eulálio, seu aliado, que discursou depois. Eulálio disse que vai dar continuidade às obras do governador cassado e que seu desejo é que Mão Santa estivesse lá discursando como governador.
Ainda não existe definição de quem será o próximo governador. Ontem, o "Diário da Justiça" publicou o resultado da totalização dos votos feita no sábado pelo TRE. Só no início da próxima semana o pleno do TRE deverá decidir se diploma Napoleão ou se convoca uma nova eleição.
Horas antes de inaugurar a penitenciária, Eulálio anunciou que irá suspender os investimentos em obras no Estado para evitar que falte dinheiro para pagar o salário do funcionalismo.
A categoria que mais está pressionando o governo é a dos policiais militares. Eles ameaçam entrar em greve por melhores salários, mas outros servidores também temem que falte dinheiro para o salário e para o 13º porque teria havido antecipação de pagamentos a fornecedores.
Eulálio nega os pagamentos antecipados, mas pede compreensão aos servidores, especialmente aos policiais militares.

Arrombamento
O serviço de segurança do Senado está investigando suspeita de arrombamento do gabinete da liderança do PFL na Casa na madrugada da última sexta-feira.
O gabinete pertence a Hugo Napoleão, que é líder do PFL no Senado. Nesse dia, o senador estava no Piauí, para resolver a disputa pelo governo. Segundo funcionários da liderança, há cerca de um mês aconteceu a mesma coisa.


Colaboraram Alessandra Kormann, da Agência Folha, e a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Contador afirma ignorar caixa dois
Próximo Texto: Perfil: Interino foi secretário de ex-governador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.