UOL

São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Famílias travam disputa na Justiça pelo controle

Pivô do caso Santo André tenta comprar "Diário do Grande ABC"

DA REPORTAGEM LOCAL

Ronan Maria Pinto, suspeito de envolvimento no esquema de propinas na prefeitura de Santo André, pretende comprar o "Diário do Grande ABC". O jornal, com sede naquele município, tem circulação de 30 mil exemplares durante a semana e de 50 mil nos domingos, segundo a empresa.
A família Polesi, que detém 40% das ações da empresa, tenta evitar a entrada de Ronan, investigado por suspeita de irregularidades em contratos na administração do prefeito petista Celso Daniel (assassinado no ano passado).
"O Conselho de Administração e os executivos estão se sentindo intimidados por uma escalada de pressões cujo objetivo é impor um novo sócio", diz Alexandre Polesi, 46, filho de um dos fundadores do jornal. O grupo é controlado pelas famílias Polesi e Dotto, que mantêm disputas entre si na Justiça por causa de divergências sobre a administração do jornal.
Em janeiro, Ronan tentou comprar as ações dos Polesi. A proposta foi rejeitada. Em fevereiro, Ronan tentou adquirir de forma velada as ações de Maury Dotto, o que gerou nova batalha judicial.
"Nossos sócios agem como se fossem testas-de-ferro", diz Polesi. "Ronan não está mais interessado em comprar o jornal", alega Evenson Robles Dotto, 40, filho de Maury. "Nós desistimos de vender. Não somos testa-de-ferro de ninguém. Ninguém pode forçar ninguém a vender", diz Evenson. Procurado, Ronan não quis se manifestar sobre o caso.
Afastado da superintendência do jornal, Evenson associou-se a Ronan na Expresso Nova Santo André. José Carlos Anunciação, advogado de Ronan, participou de reuniões do conselho de administração do jornal representando os Dotto. FREDERICO VASCONCELOS


Texto Anterior: Orçamento: Sociedade não fiscaliza gastos, indica pesquisa
Próximo Texto: Narcotráfico: Monomotor sob custódia da PF é furtado em MT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.