UOL

São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grampo revela negociação entre agente e policiais

DA REDAÇÃO

Escuta telefônica realizada na Operação Anaconda, que investiga suposto esquema de venda de sentenças judiciais, revelou a negociação entre o agente federal César Herman Rodriguez, 41, e policiais para livrar um empresário da prisão. A conversa foi mostrada na noite de ontem no "Jornal Nacional", da Rede Globo.
A negociação ocorreu em junho, quando policiais civis foram ao Brás (centro) prender um empresário, cujo nome não foi divulgado, por sonegação de impostos.
Na ocasião, o delegado aposentado Jorge Luiz Bezerra da Silva -que, assim como Rodriguez, foi preso na operação- telefonou para o agente federal: "Tem um conhecido meu lá de Santana, que tá lá com os investigadores que foram cumprir um mandado de prisão, né? É só ir lá primeiro com os tiras só pra segurar o mandado, pra resolver com os tiras, né?". E completou: "César, o cara é empresário, pode ir lá. (...). Dá pra gente ganhar algum dinheiro aí".
Rodriguez, então, conversou com os policiais que estavam na casa do empresário. Tentavam convencer o agente a ir à Divisão de Capturas para fazer o acerto. "(...)Esperava lá na Capturas e aí a gente já conversava lá. Aí o senhor iria lá e levava ele, né? Levava ele de volta", disse um dos policiais.
O agente ainda fala com o filho do empresário e explica como funciona a corrupção entre policiais. "Isso já é praxe deles."
Depois, se oferece à filha do empresário para cuidar do processo judicial. "O senhor pode fazer isso pra gente?", ela pergunta. "Posso. De resolver na Justiça não tem problema nenhum. Isso se resolve lá. Que vai resolver num espaço curto de tempo, vai", respondeu.
Há ainda uma última conversa, com Bezerra da Silva.
Segundo o telejornal, o delegado José Carlos Gambarini, da Divisão de Capturas, diz que não há registros de que policiais do setor dele tenham ido à casa do empresário e que o mandado de prisão não foi cumprido até hoje porque está numa "fila". Ele afirmou também que mandará uma equipe à procura do empresário.


Texto Anterior: Delegado interceptou avião para cliente
Próximo Texto: PF oferecerá benefício a colaboradores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.