UOL

São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE VOLTA DO ORIENTE

Destino do presente ainda não foi divulgado pelo Planalto

Marisa abre mão de jóias recebidas

WILSON SILVEIRA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva decidiu abrir mão das jóias que ganhou de presente no sábado passado da rainha Fátima, dos Emirados Árabes, durante jantar oferecido às mulheres que integravam a comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem ao Oriente Médio.
Segundo o Planalto, desde o momento em que recebeu as jóias, Marisa sabia que não ficaria com elas, mas não poderia recusar o presente porque, além de ser um gesto mal-educado, poderia criar um incidente diplomático.
A assessoria do Planalto argumentou que Marisa se encontrava em país estrangeiro, de cultura diferente da republicana, e não poderia explicar o motivo pelo qual não poderia aceitar o presente.
O destino das jóias será anunciado formalmente pelo Palácio do Planalto e uma explicação deverá ser enviada por via diplomática aos Emirados Árabes. Segundo o Planalto, ela não vai recusar as jóias, que já foram aceitas. Simplesmente não as considera um presente pessoal, e sim um presente para o país.
No momento, a primeira-dama estuda uma forma de se desfazer do presente sem ferir suscetibilidades do casal real dos Emirados Árabes, onde ela e Lula foram recebidos com deferência conferida a poucos estrangeiros.

Cidadã comum
Juridicamente, nada impede que Marisa fique com as jóias e as mantenha em seu poder depois que Lula deixar o cargo. Segundo o presidente da Comissão de Ética Pública, José Geraldo Piquet Carneiro, ela é uma cidadã comum e, nessa condição, é livre para aceitar presentes de qualquer valor de quem quer que seja.
Entretanto, é de praxe que o presidente e a primeira-dama observem as mesmas regras a que estão submetidas as autoridades federais, como ministros e dirigentes de órgãos públicos -que são proibidas de receber presentes de valor superior a R$ 100.
Segundo participantes do jantar, Marisa recebeu um conjunto completo de jóias de ouro -brincos, colar, pulseira e anel.
Além de Marisa, participaram do jantar a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, as primeiras-damas de Goiás e do Espírito Santo, Valéria Perillo e Cristina Hartung, Fernanda Kalil (mulher do médico do presidente, Roberto Kalil) e Míriam Mohamed Laila, mulher de um amigo de Lula, Mohamed Ali Laila.


Texto Anterior: Plano plurianual: Congresso muda PPA e prevê PIB maior em 2004
Próximo Texto: Mato Grosso: Ex-PM é condenado por morte de dono de jornal
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.