São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Compromisso com Planalto sela eleição de potiguar

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Que a oposição não se engane. A eleição de Garibaldi Alves (RN) para a presidência do Senado foi resultado de um compromisso claro da cúpula do PMDB com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: alçar ao comando do Congresso um aliado confiável.
O senador potiguar não era, mas se transformou nesse tipo de aliado. Para viabilizar o apoio do governo, fez todas as deferências a Lula. Em conversa três semanas atrás, prometeu ser coisa do passado os dias de oposicionista na relatoria da CPI dos Bingos (2005-2006).
Na véspera da eleição para comandar o Senado, reuniu-se por uma hora com Lula e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio. E ontem, quando foi eleito com 68 votos, voltou ao Planalto acompanhado da cúpula do PMDB para ajudar o governo na batalha da prorrogação da CPMF.
Um dos poucos peemedebistas que fazem franca oposição a Lula, o senador Jarbas Vasconcellos (PE) constata com realismo: "O Garibaldi começou como o candidato nosso, da oposição, e terminou como o candidato do Lula, do Sarney e do Renan. É um bom sujeito, mas não tenho ilusão".
Obviamente, o peso institucional da presidência do Senado não permitirá submissão escancarada ao Palácio do Planalto -é fato a boa relação de Garibaldi com PSDB e DEM, partidos que votaram em peso nele. O temperamento moderado e brincalhão do senador contribuirá para serenar os ânimos numa Casa que está de saída de uma de suas piores crises.
Apesar de discretamente pró-Lula, a gestão Garibaldi não deverá gerar grandes emoções. Extenuados pela conflituosa tramitação da prorrogação da CPMF e em plena ressaca política do caso Renan Calheiros, governo e oposição têm interesse na recomposição do clima de tediosa civilidade característico do Senado.


Texto Anterior: Outro lado: Senador nega ter ajudado a pagar defesa
Próximo Texto: Greve de fome de bispo não vai parar obras, avisa Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.