UOL

São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

"Tenho atividade lícita", afirma dono da empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

O doleiro Sílvio Anspach diz que a South Exchange mantém "tratativas" para operar no Brasil. "Mas tem que ser através de bancos e os bancos que nos interessariam querem empresas com volume maior. Mas a gente opera com bancos grandes no México."
"Minha atividade é pegar o dinheiro do imigrante de qualquer origem, que trabalha nos Estados Unidos nas atividades mais simples possíveis, como jardinagem, faxina e garçom, e manda suas economias de volta para cá", disse Anspach, em entrevista à Folha em São Paulo, em fevereiro. "A South paga o meu salário", diz.
"Essa é uma indústria crescendo no mundo inteiro, e eu consegui achar o meu nicho de trabalho regulado pelo departamento de bancos dos Estados Unidos, uma atividade normal e lícita dentro daquilo que eu sei fazer", acrescenta.
"Qualquer empresa que se preze tem um site na internet. Começaram a dizer que faço remessa pelo site, só porque há um site meu", afirma. "Comecei a constituir a empresa em 1994. A licença saiu no final de 1995. Como eu morava no Brasil, a sociedade detentora da South era uma empresa "offshore" (em paraíso fiscal). Depois, constituí publicamente uma empresa americana, normal", observa.

Investsul
"Faço o que aprendi com meu pai, imigrante belga, que veio para o Brasil em 1925 como diretor de câmbio do Banco Holandês Unido". "Quando saí do Brasil, não fechei a Investsul. Pessoas que trabalhavam comigo, nas quais eu tinha confiança, ficaram gerindo, de fato. Mas de direito, continuei o dono da Investsul."
A Investsul tinha filiais em Foz do Iguaçu, Brasília, Rio de Janeiro e matriz em São Paulo. Depois da segunda apreensão na Investsul, ele pediu ao Banco Central o descredenciamento da distribuidora. "Eu formei algumas pessoas. O que elas fizeram a partir daí, deixou de ser responsabilidade minha. Tenho parentes com o mesmo sobrenome que continuam, talvez, fazendo bobagem". (FV)


Texto Anterior: Remessas suspeitas: Site de doleiro anuncia operação proibida
Próximo Texto: Outro lado: Corretor parente de Anspach nega ato criminoso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.